sexta-feira, 16 de maio de 2014

Introdução ao "sistema" Taito Type X e X²

Introdução ao "sistema" Taito Type X e X²


Referências, fontes e agradecimentos:



Introdução:


O sistema Taito Type X é diferenciado, pois foge do padrão dos sistemas tradicionais executados por emuladores. Por esse motivo não existe um emulador para o Taito Type X, mas sim um "loader", que pode ser entendido como um "carregador" ou um "executor", ou ainda, uma máquina virtual (a exemplo da JVM).

Além disso, o sistema Taito Type X não é uma "placa arcade" tradicional, tal como a CPS3, Naomi, MVS etc., no entanto, é uma "arquitetura diferenciada", similar a um jogo tradicional de PC.

E por último, os jogos (roms) do Taito Type X disponíveis pela internet podem conter seus respectivos "loaders", não conter "loader", e de forma excepcional, poucos jogos tem "loaders" e "patches" (correções) específicos para liberar mais opções do respectivo jogo (caso do SSFIVAE para liberar o segundo jogador, e os personagens Evil Ryu e Oni).


Passo 00:


Requisitos (inclusive as versões anteriores):
  1. .NET 4.0 Framework;
  2. Direct X 9.0;
  3. Visual C++ Runtime (32 e 64 bits).
No meu caso, não foi necessário instalá-los, pois esses são também requisitos para outros emuladores que lidam com gráficos em 3D, como por exemplo o Demul, o Dolphin etc., nos quais já estavam instalados.

Observação: Antes de tentar executar o jogo, identifique o "launcher", que pode ser (em ordem de observação):
  1. game.bat (quando exitir o game.exe);
  2. launcher.bat (quando existir o launcher.exe);
  3. loader.bat (quando esse existir);
  4. um "launcher" específico (como exemplo o RIII_Launcher.exe).
Arquivos auxiliares de cortesia:

 

Passo 01:


Fazer download dos jogos. Eu peguei os jogos SSFIVAE e Raiden III no site do fórum neofighters.

Como alternativa, há também outra fonte de jogos no http://emulasyonturkiye.org/viewforum.php?f=99


Passo 02:


Tomando como exemplo o jogo Raiden III, após descompactar os arquivos de extensão RAR (winrar), há o arquivo riii.exe com o icone do 7z, indicando que o jogo está compactado por uma compactação do tipo 7z. Neste caso, basta executar este arquivo, riii.exe, para que o jogo, de fato, seja descompactado.

Assim que o jogo for descompactado por completo, o diretório RIII será exibido conforme a tela abaixo:

O jogo Raiden III descompactado
 
Ao entrar no diretório RIII, os arquivos que merecem destaque são:
  • RIII_Launcher.exe é o "carregador/executor" do jogo;
  • pad_config.exe é o configurador do controle para o mapeamento do teclado, em interface visual;
  • typex_config.exe é equivalente ao pad_config.exe, porém em interface texto.
Além disso há o arquivo typex_loader.exe, que será abordado mais adiante...

Arquivos em destaque RIII_Launcher.exe, pad_config.exe e typex_config.exe

Passo 03:


Configurar os controles pelo pad_config.exe ...

pad_config.exe ... com o título Street Fighter IV config, indicando de onde nasceu :-)

... ou pelo typex_config.exe ...

Configuração pelo typex_config.exe
Mapear as teclas conforme desejar...

Passo 04:


Executar o jogo pelo RIII_Launcher.exe




Passo 05:


A partir deste ponto o jogo passa ser SSFIVAE !

Fazer a mesma coisa dos passos 01 e 02... ao entrar no diretório SSFIVAE é percebido que falta os arquivos para configurar os controles (pad_config.exe ou typex_config.exe) e do "loader" taitox_type.exe.

cadê o typex_loader.exe e o typex_config.exe ?


E quando é tentado executar o "launcher.exe"... não dá certo e aparece uma mensagem de erro.

Para esse tipo de situação é necessário o loader genérico (na seção de arquivos auxiliares), que é o pacote de arquivos no qual o typex_loader.exe está contido, juntamente typex_config.exe e alguns arquivos *.bat auxiliares.

Passo 06:


Usando o loader genérico typex_loader (na seção de arquivos auxiliares)...

Descompacte os arquivos...

typex_loader.exe, typex_config.exe e os *.bat


Selecione todos os arquivos desse diretório e copie para dentro do diretório do jogo que não possua esses arquvos. No caso do SSFIVAE, após a cópia dos arquivos, ficará assim:

loader adicionado...
Usando a observação do passo 00:
  1. existe o game.bat, mas não existe o game.exe, então este arquivo é desconsiderado;
  2. existe o launcher.bat e existe o launcher.exe, então, esse (laucher.bat) é o arquivo que irá executar o jogo...

Passo 07:


Configure os controles via mapeamente do teclado com o typex_config.exe. Idem ao passo 03.

Passo 08:


Execute o jogo pelo launcher.bat...


Neste caso é percebido que não há o segundo jogador (pois o jogo "original" é japonês e o gabinete só tem um joystick, e o segundo jogador lhe desafia pela internet), além de não ter o Evil Ryu e Oni.

Passo 09:


Liberar o segundo jogador, e os personagens Evil Ryu e Oni...

Descompacte o arquivo (na seção de arquivos auxiliares) ALL_FIX_TTX2_SSF4_AE_2_Players.rar...

arquivos para liberar o segundo jogador, Evil Ryu e Oni

Perceba a existência do arquivo loader.bat, é justamente este o "novo" arquivo para executar o jogo.

Selecione todos os arquivos e pastas e copie para o diretório do jogo SSFIVAE...

Reconfigure os controles !!!!

A pasta irá ficar assim:

SSFIVAE preparado para o segundo jogador, Evil Ryu e Oni

Passo 10:


Executar o loader.bat...


Agora sim ! Com segundo jogador, Evil Ryu e Oni !

Conclusões:


Para os demais jogos, o rito é o mesmo... descompactá-lo e perceber qual é o loader do jogo (qual arquivo *.bat ou *.exe).

Alguns jogos não funcionaram no meu micro (KOF98UM e KOFXIII), talvez pela falta de uma placa de vídeo melhor, ou de algum driver.

O próximo desafio será fazer esses jogos rodar pelo Hyperspin ! Go ! Go ! Go !



14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. BELA POSTAGEM! Amiguinho, uma vez eu até consegui integrar o sistema Taito Type ao Hyperspin mas era um modo que não tinha integração com o módulo...ai ficou com alguns bugs ruins...sobre o jogos KOF98UM e KOFXIII comigo também não funcionava até que eu os executei em um diretório D:
    Obrigado mais uma vez...

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    1. E ai 1964ripo !

      Finalmente, consegui integrar o Taito Type X no Hyperspin, e criei a postagem "Taito Type X no Hyperspin com Hyperlaunch 3 e o módulo PCLauncher". Demorou, mas funcionou !

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  3. Parabéns pelo post, ainda não têm um modules oficial do hyperspin pelo menos quando tentei colocar ele. gostaria mesmo é que o meu querido MAME emula-se com louvor esse sistema. não olhei o log do 0.153 mas acho que nada mudou, depois vou tirar as ultimas fotos do projeto ice01, abraço

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    1. Oi ice, blz !

      Só depois que eu percebi, até tem um "módulo oficial" para executar o sistema Taito Type X, entretanto eu demorei para perceber que era pelo "PCLauncher"... era essa a informação que era nebulosa para mim... mas agora está desvendado.

      Abraços !

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  4. fiz tudo,fica só na inicialização, será que é meu pc core 2 duo 4 mega, video onboard?

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    1. Olá Dário,

      É uma hipótese, no entanto desconheço os requisitos mínimos para o Taito Type X.

      No ambiente que fiz essa postagem é: 2,53 GHz Intel Core 2 Duo, 8 GB 1333 MHz DDR3 e NVIDIA GeForce 9400M 256 MB; e que também fiz os vídeos postados no YouTube, o sistema executa, porém não dá para jogar porque se mostrou muito lento.

      Abraços,

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  5. OLÁ AMIGO SERA DAR PARA COLOCAR JOGOS TAITO TYPE X EM EMULADOR MAME OU OUTROS PARA MULTI JOGOS

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    1. Olá !

      Não. Não é possível colocar os jogos do sistema Taito Type X no MAME.

      Mas, sim. É possível configurá-los em um sistema Multi-Jogos. Um sistema multi-jogos conhecido é o HyperSpin (http://www.hyperspin-fe.com). Sugiro pesquisar sobre ele, pois ele pode ser a solução que você procura.

      Boa sorte e abraços,

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  6. Alguém sabe se tem como adicionar street fighter vs tekken no taito??? Vlw

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    1. NÃO DÁ AMIGO! POIS ESSE JOGO SAIU SOMENTE PARA PLAY 3 XBOX 360 E PC! MAS DÁ PARA ADICIONAR A VERSÃO DO PC EM UMA MULTIJOGOS SEJA ELA ADVMENU OU HYPERSPIN!, DESDE QUE SE USE WINDOWS 7 PARA CIMA! POIS OS JOGOS DE PC QUE ESTAVAM SAINDO A PARTIR DE 2014 JÁ NÃO TINHAM MAIS SUPORTE A O WINDOWS XP E WINDOWS VISTA!

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  7. Muito obrigado pelas informações. Uma pergunta não estou conseguindo rodar o Raiden 4 do Taito Type X no Windows 7, ele abre uma vez e depois só dá erro. Vc sabe como resolver este problema. Já tentei vários downloads e a mesma coisa.

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    1. Lincon, olá

      Não sei o que pode estar acontecendo. Uma sugestão seria tentar executá-lo em uma outra instalação do Win7, ou fazer uma tentativa no Win8 ou 10. Pode ser que nessas tentativas você perceba algo que tenha passado despercebido.

      Abraços e boa sorte.

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  8. AlgueA teria ideia de como adicionar no advmenu????

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