quinta-feira, 27 de março de 2014

Emulador Demul no Hyperspin

Emulador Demul no Hyperspin


A ideia desta postagem é demonstrar as minúcias que se escondem na integração entre o emulador Demul e o Hyperspin.

Requisitos:


  • Ter o Hyperspin, o Hyperlaunch, o HyperHQ e o HyperlaunchHQ previamente instalados;
  • Possuir o emulador Demul, podendo ser a versão 0582 ou 057, previamente configurado e funcionando.


Mapa de diretórios e arquivos úteis:


A estrutura de diretórios e arquivos utilizada nesta publicação possui a seguinte disposição:

- HyperSpin    (na raiz de alguma unidade)
      |
      - Databases
      |      |
      |      - Sammy Atomiswave         (diretório criado no passo 02)
      |          * Sammy Atomiswave.xml (arquivo criado no passo 06)
      |
      - Emulators
      |      |
      |      - demul
      |          |
      |          - demul0582  (diretório do emulador)
      |
      - HyperLaunch
      |      |
      |      - Modules
      |           |
      |           - Demul
      |               * Demul (v0.5.7).ahk  (módulo)
      |               * Demul (v0.5.7).ini  (configuração do módulo)
      |      
      + HyperSync Cloud
      |
      + HyperTheme
      |
      + Media
      |
      - Roms
      |   |
      |   - Sega Dreamcast
      |       * dc.zip        (bios dreamcast)
      |       * Capcom vs. SNK - Millennium Fight 2000.cdi  (iso dreamcast)
      |   - Sega Naomi
      |       * naomi.zip     (bios naomi)
      |       * pstone.zip    (rom power stone)
      |   - Sammy Atomiswave
      |       * awbios.zip    (bios atomiswave)
      |       * mslug6.zip    (rom metal slug 6)
      |
      + Settings


Passo 01:


Testar o emulador via linha de comando para os sistemas desejados: Dreamcast, Naomi e Atomiswave. Esse teste visa fazer uma pré-conferência do Demul, facilitando a integração com o Hyperspin.

Ademais, é mister testar a função tela-cheia (fullscreen), pois essa costuma a ser a parte indisposta da configuração, por depender do funcionamento perfeito entre o plugin de vídeo do Demul, o gpuDX11 por exemplo, e a instalação do Direct X, bem como o suporte da placa de vídeo às funções de ambos.

Imagem de exemplo, foram testados o Capcom vs. SNK para Dreamcast, o Power Stone para a Naomi e o Metal Slug 6 para a Atomiswave:


Teste do emulador em linha de comando


Passo 02:


Criar o "sistema" no Hyperspin via HyperHQ.

A instalação limpa do Hyperspin não possui os sistemas Sega Naomi e Sammy Atomiswave criados por padrão. Por isso, faz-se necessário a criação do sistema adicional via o wizard do HyperHQ.


Seguir como sugere as imagens:

Acessar o HyperHQ, acionar a aba "Main Menu Wizard" e clicar em "Add new item to the Main Menu":

Wizard do HyperHQ

Informar o nome do sistema/menu a ser criado, no caso foi informado "Sammy Atomiswave", e acionar a opção "next":

Informar o nome do sistema/menu

Configurar o sistema/menu para suportar um "sub-menu" (uma lista) de jogos, acionar a opção "Yes":

Opção para sub-menu (lista de jogos)

Configurar a ordem de aparição do sub-menu criado, podendo ser configurado antes (before) ou depois (after) do elemento selecionado. Acionar a opção desejada entre "before" e "after":

Configurando a ordem do menu

Confirmar a opção configurada anteriormente acionando a opção "OK":

Confirmação

Aviso que o menu principal foi atualizado com a opção configurada anteriormente, que os arquivos de configuração, diretórios de mídia, e artes padrões foram criados. É neste momento que o diretório "..\Hyperspin\Database\Sammy Atomiswave" é criado.

Aviso de sucesso

Neste momento é exibido um aviso de que é necessário a criação de uma lista de jogos (sub menu database), e que o menu recém criado não estará operante enquanto essa lista não estiver disponível. Isso será resolvido no Passo 06. Pode fechar o HyperHQ.

Aviso da necessidade de uma lista de jogos (sub menu database)


Passo 03:


Configurar o emulador Demul no HyperLaunch via HyperLaunchHQ.

A figura abaixo demonstra as seguintes tarefas numeradas:

  1. Acessar o sistema/menu criado anteriormente, o "Sammy Atomiswave";
  2. Acessar a aba "Emulators";
  3. Informar a pasta dos jogos (roms) no campo "Rom Paths";
  4. Adicionar um emulador (ver a próxima figura);
  5. Definir um emulador padrão para o HyperLaunch em "Default Emulador".  (NÃO ESQUECER)


Configuração do emulador e pasta de roms

Na adição do emulador, informar um nome qualquer para identificação no campo "Name", informar o caminho do executável do emulador no campo "Path", configurar a extenção da rom no campo "Rom Extensions", e selecionar um módulo (arquivo *.ahk) para o emulador.

Configuração do módulo para o emulador
O módulo "Demul (v.0.5.7).ahk" também serve para o emulador na versão 0.5.8.2.

Após tudo configurado, a tela ficará assim:

Após configuração
Fechar o HyperLaunchHQ.

Passo 04:


Configurações minuciosas do arquivo de inicialização do módulo.

No arquivo "Demul v0.5.7.ini" (ver caminho no mapa de diretórios), as propriedades que merecem uma atenção especial são:

  • GlobalMax: responsável pelo controle do fullscreen. O Demul não possui configuração direta de linha de comando para tela-cheia, apenas o conjunto de teclas "alt+enter" para alternar entre janela e tela-cheia. Essa opção trabalha com três possíveis valores:
    • false: o emulador será executado em modo janela;
    • true: o emulador será executado em um pseudo-fullscreen, ou seja, o módulo irá calcular as dimensões da tela e irá expandir a janela até os limites, equivalente a um "maximizar";
    • fullscreen: o emulador será executado em fullscreen nativo, logo, o módulo irá "forçar" o comando "alt+enter" para o emulador ser executado em tela-cheia de forma nativa.
  • GlobalPlugin: responsável por informar ao módulo qual o plugin de vídeo que será utilizado na execução. Logo, não importa o plugin configurado pela janela de configuração do Demul, o HyperLaunch irá consideirar o plugin que for configurado nesta propriedade. Nesta versão de módulo, os valores suportados são: gpuDX11, gpuDXv3 e gpuDXLegacy.

O que muda de uma versão de emulador e módulo são justamente os plugins de vídeo suportados, pois para cada plugin desses é necessário uma configuração e um tratamento particular. O plugin gpuDX11 está presente nas versões 0.5.7 e 0.5.8.2 do Demul e o módulo na versão 0.5.7 suporta esse plugin, por esse motivo que a versão do emulador é irrelevante, porque a importância em questão é qual o plugin que o módulo suporta.

Fazer um backup antes de efetuar alterações !!!

A tela abaixo demonstra o local das propriedades citadas:

Propriedades GlobalMax e GlobalPlugin

Ainda no arquivo, há algumas instruções, sobre as propriedades e os valores suportados, do lado superior esquerdo, conforme abaixo:

Instruções de propriedades e valores



Passo 05:


Testar a execução do Demul pelo HyperLaunch.

Selecionar o sistema/menu criado em "System Name", selecionar a rom/jogo, e acionar a opção "Test":

Execução pelo HyperLaunch

Voalà ! Emulador e jogo executado com sucesso pelo HyperLaunch:

Emulador e Jogo executado pelo HyperLaunch

Observação: É neste ponto que a harmonia entre o plugin de vídeo do Demul, o Direct X e a placa de vídeo é colocada a prova. Na máquina que utilizei, o jogo executou, porém a tela-cheia não funcionou. Em seguida mudei o valor da propriedade GlobalMax para true, pensando em "forçar" o fullscreen maximizado, mas não deu certo. Fica registrado a frustração ! São nessas horas que sinto saudades do OpenGL !

Passo 06:


Criar a lista de jogos para o sistema.

De uma maneira rápida e sem preciosismo, a utilização do aplicativo HyperROM2XML 1.5 é uma forma ágil para não despreender muito tempo com a criação do XML de database para o Hyperspin.

Link para o HyperROM2XML: http://www.hyperspin-fe.com/forum/showthread.php?6734-HyperROM2XML-EX-Plus-Alpha

Esse aplicativo irá listar a pasta de roms e gerar a lista de jogos (XML sub wheel database) para o Hyperspin.

Com o aplicativo aberto, informar o diretório de roms na propriedade "Rom Directory", e informar o caminho no qual o lista de jogos será gerada. Atenção ao caminho de diretórios e o nome exato do arquivo (ver no mapa de diretórios). Acionar a opção "Go":

Gerar o XML a partir das ROMs com o HyperROM2XML

Apenas de curiosidade, acessar o arquivo gerado. O aplicativo considera tudo o que há no diretório, por isso que a bios "awbios" também está presente no arquivo. Convém apagá-la do XML !

Arquivo gerado pelo HyperROM2XML

Passo 07:


Executar o sistema e o jogo pelo Hyperspin.

Menu do sistema criado no Passo 02, o "Sammy Atomiswave":

Menu Sammy Atomiswave

Lista de jogos (sub wheel database) criado pelo HyperROM2XML no Passo 06:

XML database

Executar o jogo... como já foi testado pelo HyperLaunch, no Passo 05, será executado com sucesso. Caso ocorra algum problema, verificar os caminhos dos diretórios e nome dos arquivos no Passo 06.


Conclusão:

A complicação do Demul no Hyperspin acontece por conta do arquivo de propriedades do módulo, no qual a grande dos outros emuladores não precisam disso, e da instabilidade do trio: plugin de vídeo, Direct X, e placa de vídeo (de micros antigos).

Sinceramente, não me agradou.

No ano passado, usei o concorrente NullDC apenas para Dreamcast, e a configuração desse no Hyperspin se mostrou mais fácil que o Demul. Em breve testarei o NullDC com mais detalhe, atentado-me para a função de tela-cheia e o suporte a Naomi e Atomiswave.



Informações suplementares:


Esconder o ponteiro do mouse


Esta configuração pode ser feita pelo HyperLaunchHQ, escolhendo o sistema (exemplo, Sammy Atomiswave), acessar a aba "Settings", em seguida, acessar a sub-aba "Main Settings", identificar o grupo "Desktop" e a opção "Hide Cursor".


HyperLaunchHQ: Configuração para esconder o cursor do mouse



Normalizar a configuração dos controles para Naomi e Atomiswave


Pode ocorrer da configuração de controles quando o Demul é executado pelo HyperLaunch ser diferente de quando o Demul é executado sózinho.

O Demul, executado sózinho, grava as informações dos controles no arquivo padDemul.ini que fica no diretório padrão do emulador, no mesmo local do arquivo demul.exe.

Para complicar, a configuração dos controles quando o Demul é executado pelo HyperLaunch fica no arquivo de configuração do módulo do emulador, que neste caso é o Demul (v0.5.7).ini (ver o local exato no mapa de diretórios).

Entendido a questão, é necessário copiar as configurações (feitas previamente) do arquivo padDemul.ini para o arquivo Demul (v0.5.7).ini.

Passos:

  1. Abrir o arquivo padDemul.ini e identificar a seção [JAMMA0_0];
  2. Abrir o arquivo Demul (v0.5.7).ini e identificar a seção [standard_JAMMA0_0];
  3. Copias as propriedades da seção [JAMMA0_0] para a seção [standard_JAMMA0_0];
  4. Para o segundo jogador, fazer a mesma coisa com as seções  [JAMMA0_1] e [standard_JAMMA0_1];


Configuração de controle para o Demul no HyperLaunch



O arquivo Demul (v0.5.7).ini possui algumas configurações "por jogo", por esse motivo que existem as seções [sfstyle_JAMMA0_0], [ggxstyle_...], [driving_...], entre outras; associadas aos respectivos jogos, como a seção [crzytaxi] e os parâmetros "Controls = driving" e "Plugin = gpuDXv3". Caso algum jogo não obedeça a configuração padrão, as seções por jogo devem ser conferidas, alteradas, e, eventualmente, apagadas.






27 comentários:

  1. Amiguinho que nada, AMIGÃO rsrsr...não sei como explicar como fico agradecido e ao mesmo tempo envergonhado por essa ajuda...envergonhado porque não sei o que poderia fazer por você...
    Amigo...tenho 2 problemas que apareceram que eu estou tentando resolver mas no forum do arcadeBR tem um carinha chato por lá que ao invés de ajudar só quer dar fumo em encher o "saco"

    1º QUANDO EU ABRO ALGUM JOGO DO SISTEMA SEGA NAOMI NO HYPERSPIN A SETA DO MOUSE FICA NA TELA, TEM COMO RESOLVER ISSO? NÃO QUERO QUE ELA APAREÇA!
    2°: AS CONFIGURAÇÕES DOS CONTROLES DESAPARECEM QUANDO EU EXECUTO ALGUM JOGO DO SEGA NAOMI NO HYPERSPIN, EU VOU LÁ, CONFIGURO, E QUANDO ABRO O JOGO PELO HYPERSPIN ELAS VOLTAM COMO ANTES...

    Se quiser algo ou precisar de algo estou de prontidão ....

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    1. E ai 1964ripo !

      Atualizei a postagem com a seção "Informações complementares", após a "Conclusão", com soluções para as duas questões que você postou. Dê uma olhada lá e depois posta ai.

      Abraços,

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  2. Tutorial maravilhoso e completo...MUITÍSSIMO OBRIGADO!

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  3. Amiguinho...quando alguém me perguntar como eu deixei o hyperspin sem falhas e bonito não me esquecerei de citar sua ajuda (95%)...e mais uma vez: OBRIGADO!!!!

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    1. Disponha ! É uma satisfação poder contribuir, e também trocar ideias... O conhecimento deve circular... Abraços !

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  4. Amigão...olha eu aqui novamente...achei este vídeo aqui no youtube:http://www.youtube.com/watch?v=Z6oYraRzjYI

    Por acaso você pode me dizer como eu consigo os arquivos que essa maluco possui? os jogos eu tenho todos (deu um trabalho indescritível para reunir os arquivos certos e faze-los funcionar perfeitamente, se quiser eu te envio todos nem que for por correio)...não sou bom no inglês...lembro que você me disse que estava com dificuldades com esse sistema...ai eu pensei: a vídeo aula certa para o cara certo...enquanto isso estou fuçando no hyperpause.... ABRAÇOS IRMÃO...

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    1. Olá ripo1964 !

      Não cheguei ainda a começar a configurar esse sistema, o Taito Type X... estou focado no gabinete arcade, e ainda vai demorar um bom tempo para eu chegar a configurar esse sistema. Entretanto, eu assisti o vídeo que você passou o link. Mas que sistema complicado hein !!! Só de ver o vídeo deu frio na espinha.

      Sobre os arquivos que aquele maluco possui, na própria descrição do vídeo ele diz que só podem ser adquiridos, ou acessados, pelos membros de acesso Gold ou Platinium cadastrados no site do Hyperspin. Como fiquei curioso, entrei no site do Hyperspin para saber os preços desses acessos, o Gold custa US$ 25,00 e o Platinium US$ 45,00 [http://www.hyperspin-fe.com/forum/payments.php]. Essas "patentes" dão acesso àquela página que o cara acessa no vídeo (no 1:19), e mais as outras coisas... inclusive ao FTP, que é o local/protocolo onde se encontram os tesouros (arquivos).

      Ainda pesquisando, no forum oficial do Hyperspin, encontrei um subforum em português [
      http://www.hyperspin-fe.com/forum/forumdisplay.php?96-HyperSpin-Portugu%EAs], e inclusive com uma postagem sobre o Taito Type X [http://www.hyperspin-fe.com/forum/showthread.php?24838-Ajuda-para-configurar-Taito-Type-X-X2]. Sugiro tentar uma postagem lá para ver se alguém pode ajudar a configurar esse sistema sem ter que ser (e pagar para ser) Gold ou Platinium.

      Uma curiosidade, você conseguiu fazer esse sistema executar apenas com emulador e jogo, sem o Hyperspin ?

      Qualquer progresso, comunica ai, pois fiquei curioso... e tb quando eu começar a configura-lo, que você possa me ajudar :-)

      Abraços e boa sorte !

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  5. Cara parabems pelo tutorial , vc conseguil fazer o demul fechar com o esc? , o meu ta funcionano tudo, menos sair! , entro em fullscreen e tals , mais na hora de sair não vai nem com resa, ja tentei de tudo. To quase desistindo de por ele no meu hyper...
    Se tiver uma idea agradeço muito...
    Obrigado...
    flw...

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    1. Olá Danilo L,

      Nunca tive um problema assim com o Demul, tenho outros (como o fullscreen) no micro que estou usando, mas o de não fechar com a tecla Esc, nunca mesmo.

      Como sugestão eu comento algumas alternativas:
      (1) Fazer um novo download da última versão do Demul v0.582 e o colocaria em um diretório separado, por exemplo "C:\hyperspin\emuladores\demul\demul v0.582 tentativa1\", iniciava-o uma vez sózinho apenas para configurar os plug-ins, e depois configuraria-o no HyperlanunchHQ como emulador adicional, e testaria-o direto pelo Hyperlaunch o comportamento da tecla Esc. Se funcionar, beleza, se não funcionar, segunda opção...
      (2) Faria a mesma coisa do passo anterior, porém com a versão anterior do Demul, a v0.57...
      (3) Consideraria utilizar como saída pelo Hyperlaunch apertar as teclas "q" e "s" juntas, pois essa combinação é similar ao utilizar o Esc, só para ver se funciona ou não funciona também...
      (4) Se for só para emular o Dreamcast, eu consideraria usar o NullDC, eu uso :-) ! Acho melhor, mais estável e simples.

      Boa sorte e abraços,

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  6. Amiguinho...vamos fazer o seguinte?: Eu te deposito R$50,00 reais para você se tornar um membro Platinum...eu não sei como fazer isso sou péssimo no Inglês (sou professor de matemática) você assina e a gente acessa junto (isso não pode mas esse vai ser o nosso segredo rsrsrs) o que me diz?

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  7. E ae 1964ripo !

    Calma... vamos por partes, como diria Jack the Ripper (o estripador).

    Sobre o esquema de trocar dinheiros e compartilhar o acesso, eu não sou fã disso. Entretanto, isso não quer dizer que vou deixar de ajuda-lo ou de compartilhar conteúdo.

    Pesquisando os esquemas e vantagens do acesso Gold ou Platinium que passei para você em 02/05, eu descobri como funciona o HyperSync... fiquei tão fascinado que me tornei um membro Platinium em 09/05 só para usar o HyperSync... foram os 45 Obamas mais bem gastos (ou investidos, depende do ponto de vista) do ano. Segue um link para a veracidade da patente recém adquirida [http://www.hyperspin-fe.com/forum/member.php?79797-amiguinho].

    O Taito Type X está na minha fila, e só não foi priorizado por dois motivos, o primeiro é que o micro que uso executar a minha customização do HyperSpin é um Intel Core 2 Duo 2.53 Ghz com 4GB de RAM e vídeo onboard, com isso, roda travando e não consigo jogar os jogos do Demul/NullDC e do Dolphin, e imagino que o Taito Type X seja mais pesado ainda, inviabilizando a futura jogatina (o que me faz aguardar a verba para um novo micro); O segundo é tempo mesmo... serviço e o matrimônio consomem muito tempo !!! srsrsrs

    Entretanto, sua vontade transcendental me comoveu em iniciar a pesquisa deste emulador... Com isso, vamos unir forças para desvendar esse tal de Taito Type X, o que você acha ?

    Se sim, penso nessa próxima semana começar a me informar sobre o Taito Type X, sem o Hyperspin ainda, apenas para saber, conhecer a estrutura e os requisitos (plugins, etc.), em paralelo, você poderia disponibilizar as informações que você possui (links, sites, pastas para download do emulador e das roms "em especial o Street Fighter IV AE"), ai vamos trocando ideias e conhecimentos... Quando eu conseguir fazer esse emulador executar, e chegar até a tela de apresentação do jogo (pois joga-lo com minha máquina atual acho difícil), uma etapa será alcançada. Depois disso, o próximo passo é desvendar como configurar o Taito Type X no Hyperspin. Unindo forças, acho que conseguiremos bons resultados.

    Abraços,

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    1. ÓTIMO....Não existe nada (pelo menos que eu saíba em português relacionado a como colocar esse emulador para funcionar em conjunto com o HYPERSPIN) Vamos começar então: Bom o Taito Type não tem um emulador é como se fosse um jogo de computador e ele usa o MÓDULO PC GAMES se eu não me engano...Quando eu comecei a a pesquisar sobre esse emulador entrei em um site onde o rapaz disse isso sobre o Taito Type: ("Os jogos são uma dor de cabeça a parte, para alguns você precisa baixar arquivos específicos loaders, várias coisas... eles poderiam já upar o jogo com tudo pronto pra rodar, mas eles fazem isso? Não! Claro que não! É igual esses emuladores que precisa de bios e arquivos desconhecidos e eles já não botam isso junto e fazem você sair caçando pela net, eu realmente não consigo entender o porquê"...)

      Bom amiguinho,o que ele disse é verdade...vou dar um exemplo do que aconteceu comigo...um link para baixar o jogo Street Fighter 4: depois aparecia um carinha nos comentários do mesmo site dizendo: ("olha galera, descompacta esse arquivo na pasta do jogo e vai liberar os personagens secretos")...

      Pouco depois aparecia outro dizendo...quando eu saio do jogo Street Fighter 4 e entro novamente os personagens secretos desaparecem...ai o cara que postou o pacote de arquivos para liberar os secretos, posta outro pacote para que os personagens continuem salvos mesmo que você desligue a máquina...e posta outro para traduzir...e outro para mudar a cor da roupa....e outro para você conseguir jogar de 2 players (isso mesmo Street Fighter para arcade não existe para 2 jogadores porque os japoneses jogam on line nas máquinas)...não caia na bobeira de baixar os jogos porque eu consegui colocar neles uma pasta, que nela já contém todos os arquivos necessários para todas essas coisas que citei anteriormente...mas mesmo assim aqui vai o site de onde eu baixei a maioria dos jogos e tirei a maioria das dúvidas: http://www.neofighters.info/forum/showthread.php?9810-Arcade-PC-Arcade-Collection-Taito-Type-X-X%C2%B2-EX-BOARD-e-E-AMUSEMENT-PESADO-56K

      Sabe aquele vídeo que você disse que te deu dor de barriga? Minha namorada morou no EUA durante 15 anos e vai traduzir o vídeo pra mim depois eu te conto do que se trata.
      Bom...isso é tudo que eu sei...você e eu pensando juntos dará certo...

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    2. E ai 1964ripo !

      Primeiramente, valeu pelas informações ! Elas foram meu ponto de partida e agora o Taito Type X está desmistificado para mim. Rendeu até uma postagem !!!! Conhecendo como esse sistema é executado, já tenho a estratégia e a tática, em mente por enquanto, para fazer a execução pelo Hyperspin usando o PCLauncher... agora é uma questão de tempo apenas. Em breve farei uma postagem sobre isso. Mais uma vez, obrigado !

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  8. PS: Sabe...alguns comandos de jogos só ficam bons usando o teclado...mas isso não é problema porque o controle do meu fliperama será feito de um teclado, então esqueça os problemas com controles que existem em certos jogos (poucos, uns 2 ou 3) porque depois (em outra etapa) te mostro como fazer um controle arcade usando um teclado PS2...ai não terá problema com nenhum...se quiser se arriscar em baixar um jogo do site que eu te mandei você deve ter uma unidade D: porque eles não funcionam no C: nós vamos conversando por aqui ou você pode me mandar o seu e-mail...abraços

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  9. boa noite amigo poderia me ajudar estou com problemas no demul para configura no HyperSpin
    quando vou inicia o jogo ele da varias msg de erro

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    1. John, olá !

      Ajudo sim, mas é necessário que você informe mais detalhes sobre os erros. Ficaria mais fácil se você fizesse um vídeo que evidencie a execução do emulador pelo Hyperspin e os erros exibidos. Além disso, informe a versão do Demul, o plugin de vídeo utilizado, e se o emulador executa jogos por linha de comando, como no passo 01 dessa postagem.

      Abraços,

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  10. O emulador Sega Naomi e atomiswave sempre que eu entro em algum jogo, os créditos estão lá.Salvos! Voce sabe como posso tirar isso?

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  11. Fiz tudo como diz o tutorial, porém o jogo nao abre, veja o link da imagem:
    http://www.tickimg.com.br/uploads/_error.jpg
    como proceder?

    Obrigado

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    1. Rick, olá !

      Não sei dizer o motivo desse problema. Se fosse comigo, eu seguiria as seguintes tentativas:
      1) Verificar o emulador e executá-lo sozinho, sem o Hyperspin;
      2) Verificar e atualizar o emulado e o arquivo do módulo, para ambos ficarem na mesma versão;
      3) Verificar o plugin de vídeo usado pelo emulador na execução sozinha (ex: gpuDX11), e atualizar, caso necessário, esta configuração no módulo;
      4) Executar o sistema/emulador pelo HyperLaunch;
      5) No caso da persistência de problemas, investigar pistas nas mensagens do arquivo de log do HyperLaunch.

      Meu micro com o hyperspin foi dessa para a melhor, com isso, estou sem ambiente para fazer testes e ajudá-lo com mais detalhes.

      Abraços e boa sorte.

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    2. Amiguinho, muito obrigado pelas infos! O problema estava na HyperLaunch... de resto esta tudo perfeito pelo oq vc indicou!
      Agora quando abro o emulador no hyperspin diz a mensagem:
      demul is invalid system name or demul.exe isn't supported yet" hahaha ta complicado,m as muito Obrigado.

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    3. Olá Rick !

      Executar pelo HyperLaunch é um grande avanço. No caso da execução pelo HyperSpin, tente excluir esse "sistema" pelo HyperHQ, e depois recriá-lo novamente. Talvez isso possa sanar alguma coisa que esteja fora de sincronia entre o HyperSpin e o HyperLaunch.

      Abraços,

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    4. Olá Amiguinho :D
      "demul is invalid system name or demul.exe isn't supported yet" persiste mesmo estando tudo ok. Mas de qualquer forma agradeço e muito pela força ae!

      Abração.

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    5. Rick, olá

      Que tenso hein ! Não sei nem o que dizer !

      Entretanto, se for para jogar apenas jogos de Dreamcast, uma sugestão é fazer uma tentativa com o emulador NullDC. Vai que funciona !

      Abraços e boa sorte.

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  12. O fera vc podia passar o modulo da versão 0.7 alpha do DEmul? O meu não deu muito certo ....

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    1. Olá,

      Acessa este link (https://drive.google.com/file/d/0B3BG2fpNynV7QWxHWGxKWkV6cG8/view?usp=sharing). Disponibilizei os módulos antigos que eu tinha em um backup.

      Boa sorte!

      Abraços,

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  13. 1º Pra esconder o mouse basta apenas mudar a opcao Hide Cursor pra "True"? porque mudei mas ainda assim o mouse fica na tela.
    2º O meu test do HyperLaunch.exe, 5º passo, não deu certo, o emulador não é executado, isso fará com que algo não funcione?
    3º Sou novato no hyperspin, estou com um problema, não consigo executar nenhum tipo de sistema pelo hyperspin, genesis, wii, naomi, etc, quando dou enter no jogo que pretendo executar nada acontece, o que pode ser? Obs: já configurei, database, menus, wheels, emuladores.

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    1. Leonardo, olá

      Sobre suas questões:
      1) Acredito que essa opção só funcione após o emulador funcionar. Vale alguns testes;
      2) Não funcionando nesse passo, alguma coisa faltou, seja ou uma dependência ou um passo anterior;
      3) Não funcionar nenhum sistema, isso sim é um problema!

      Por você ser novato no HyperSpin, recomendo a você começar pelo RocketLauncher (http://www.rlauncher.com/forum/vbdownloads.php?do=download&downloadid=1). Faça o download dele (a senha para descompactar o arquivo é "www.rlauncher.com" sem as aspas). Tente configurar apenas um sistema, por exemplo o mame, e executar um jogo.

      Apenas depois que um sistema for configurado e estiver operante, ai sim, configure o HyperSpin para executar esse sistema via RocketLauncher. Essa postagem poderá ajudá-lo (http://amiguinho20.blogspot.com.br/2015/12/hyperspin-v14-rocketlauncher-v1009.html).

      Como referência, esse foi o vídeo que me ajudou muito (https://www.youtube.com/watch?v=wehUnZxfVY4)

      Boa sorte e abraços,

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