segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Executar jogos de PC no Hyperspin

Executar jogos de PC no Hyperspin


Questionaram-me sobre a execução de PC Games no Hyperspin, e eu fiquei momentaneamente sem resposta, pois nunca havia feito tal tarefa. A curiosidade me consumiu e resolvi pesquisar como efetuar essa execução.

Passo 1: Criar o atalho do jogo de PC a ser executado.


Selecione o arquivo executável, geralmente com a extensão *.exe, do jogo e, em seguida, acione o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto e selecione a opção "Criar atalho".

Na imagem abaixo, eu tenho o jogo Streets of Rage Remake para PC, e o nome do arquivo executável é SorR.exe.




Criação do atalho

Com o atalho criado, selecione-o e acione o menu de contexto, em seguida selecione a aba "geral" e confirme a extensão do atalho, que será *.lnk.

Confirmação da extensão do atalho *.lnk

Passo 2: Criar a pasta de jogos de PC no Hyperspin


Esta configuração é variável e pessoal. No meu caso, criei a pasta "PC Games" no caminho E:\HyperSpin\Roms\PC Games\.


Criação da pasta para jogos de PC no Hyperspin

Em seguida mova (recortar e colar) o arquivo de atalho (*.lnk) criado no passo 1 para a pasta PC Games recém criada. E, caso prefira (eu preferi), renomeie o arquivo para o nome que achar conveniente. Eu renomeei para "Streets of Rage Remake". Atenção ! A extensão do arquivo deve continuar como *.lnk. Em caso de dúvida, reconfirme.


Arquivo renomeado e extensão reconfirmada

Passo 3: Criar o menu de sistema "PC Games" e suas pastas e arquivos básicos


Neste passo faz-se necessário o uso do aplicativo HyperHQ, que é o utilitário de configuração do front-end Hyperspin. Esse se encontra na pasta do Hyperspin com o nome de HyperHQ.exe.

Localização do HyperHQ

Ao Executá-lo, selecione a aba "Main Menu Wizard", e acione a opção "Add new item to the Main Menu".



Opção "Add new item to the Main Menu"

Digite o nome que preferir, no meu caso utilizei "PC Games", e acione a opção "next".

Informar "PC Games"

Em seguida acione "Yes" para a opção "Does this menu item have a sub wheel ?". Pois essa indica que o menu "PC Games" terá um sub menu relativo aos jogos.


"Yes" na opção "Does this menu item have a sub wheel?"
   
A tela seguinte é referente a ordem no qual a opção do sistema "PC Games" irá aparecer no menu principal do Hyperspin. No meu caso, quis colocar a opção "PC Games" antes do MAME, para isso, selecionei o MAME e acionei a opção "Add Before" (que significa "adicionar antes" do item selecionado).

Selecionando a ordem da opção PC Games no menu principal do Hyperspin

A tela seguinte demonstra que a opção PC Games, junto com suas pastas e arquivos básicos, foi criada com sucesso.

Confirmação de sucesso

A tela seguinte diz que o menu PG Games foi criado e alerta-o que é necessário a configuração de execução. Neste caso, a execução de jogos de PC.

Aviso para configurar a execução de jogos

 Passo 4: Configurar a execução de jogos PC Games


Ainda com o HyperHQ aberto, selecione a aba "Wheel Settings", no combobox selecione o sistema/menu recém criado, no qual é o "PC Games". Acione a sub-aba "Emulator", e configure o atributo Execution para Normal, e o atributo PC Game para Enabled. Mantenha a atenção ! Em seguida configure no atributo Rom Path o caminho da pasta, criada no passo 2, e, por último, informe a extensão lnk no atributo Extensions. Lembre-se, essa extenção "lnk" é aquela referente ao atalho do arquivo executável do jogo, criada no passo 1.


Configuração para execução de jogos de PC

Passo 5: Informar a lista de jogos para o menu PC Games


Esta lista de jogos é um arquivo XML que deverá ser criado/configurado na pasta Database\PC Games\ do Hyperspin. Esse arquivo deve ser criado com o mesmo nome do menu/sistema/pasta, que no caso é PC Games, adicionado da extenção xml.

Criação da lista de jogos

O conteúdo desse arquivo pode ser manipulado com o notepad (bloco de notas). Na propriedade "name" deve ser informado o nome do jogo de forma identica ao nome do arquivo de atalho, sem qualquer extensão. Em caso de problemas reconfirme letra-por-letra do nome do arquivo do passo 2.


Arquivo XML da lista de jogos

Para facilitar a cópia, segue o texto do XML:

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<menu>
     <game name = "Streets of Rage Remake">
         <description>Streets of Rage Remake</description>
         <crc></crc>
         <manufacturer>Bomber Games</manufacturer>
         <year></year>
         <genre></genre>
     </game>
</menu>

Passo 5: Execute o jogo pelo Hyperspin


Abra o Hyperspin a atente-se para o menu "PC Games".


O menu "PC Games" no Hyperspin
Ao aciona-lo, aparecerá os jogos contidos na lista de jogos (o arquivo "PG Games.xml"):

PC Games informados no arquivo XML

 O jogo executado via Hyperspin:


Jogo executado via Hyperspin



Observações para jogos do Steam:

  • Nos passos 1 e 2, o atalho para jogos do Steam possui a extensão *.url, conforme a tela abaixo:

Extensão *.url
  •  No passo 4, a extensão deve ser informada como "url". Além disso, foi necessário criar um menu exclusivo para jogos do Steam. Eu criei com o nome "PC Games Steam".

Conclusão


O bacana da execução de jogos de PC via Hyperspin é a não necessidade do Hyperlaunch, com isso, tornando-se bem mais simples a configuração de jogos de PC. O ponto que deixa a desejar é que para executar jogos de PC com atalhos de extenções diferentes, no caso dos jogos do Steam, foi necessária a criação de um menu por extenção.

16 comentários:

  1. Obrigado pela prontidão em postar seu conhecimento mais uma vez estou estudando sobre o tal do taito type, tem um cara me ajudando nisso (cobrando 50 pila cada ajudinha)...o que eu for descobrindo eu te passo pode ser? é bem legal amigo mas não tem um tutorial descente sequer em toda a net...a respeito do sistema PC Games deu certinho aqui só fiquei chateado por não conseguir sair com a tecla Esc como os outros. UM FELIZ ANO NOVO...PAZ, SAÚDE E MUITO GAME...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que funcionou. Abraços, sucesso e muito game também !

      Excluir
  2. RSRSR estava no youtube agora e vi um comentário seu lá em um vídeo do kof x3 (sem load) faz 1 ano...você conseguiu amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou eu, pois no YouTube estou como "amiguinhoTwenty". O "amiguinho20 do YouTube" já existia quando eu me cadastrei lá e, consequentemente troquei o "20" por "Twenty". Loucura ! Abraços !

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara, como vi que vc parece saber muito de hyperspin, gostaria que me ajudasse a adicionar um jogo, que estou tentando à muito tempo e não consigo: Ele é o "Ultimate Ghosts and Goblins" do Sony PSP (playstation de mão). Uso o emulador PPSSPP. Fico grato por qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jr. olá,

      O emulador do PSP eu ainda não coloquei no meu Hyperspin. Vou tentar nessas próximas semanas colocá-lo, e assim que conseguir, e também aprender, farei uma postagem.

      Caso queira adiantar-se, o caminho é pegar o módulo do emulador PPSSPP.ahk para o Hyperspin atualizado (segue o link: https://code.google.com/p/hyperlaunch-3/source/browse/Modules/PPSSPP/PPSSPP.ahk?r=3b40cf520c1248540a08ef05687e7da07ee2cc9a), e fazer as configurações como um novo sistema via HyperHQ e HyperlaunchHQ.

      Trocaremos ideias ! Abraços,

      Excluir
    2. Jr. Olá,

      Sobrou um tempo e consegui configurar o emulador do PSP (PPSSPP) no Hyperspin. Fiz uma postagem com as atividades de configuração. Caso não tenha configurado, dê uma olhada lá.

      Abraços,

      Excluir
  5. fala irmãozinho sabe me dizer se é possível por videos e telas de descrição dos jogos de pc????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taylor, olá !

      É possível sim. Porém, eu considero "trabalhoso", pois os jogos de PC não possuem um padrão de temas e vídeos, acarretando em ter que garimpar os vídeos ou fazê-los, assim como os temas.

      Depois disso, basta seguir a configuração: nomear adequadamente o jogo no XML, colocar o vídeo com o nome correto na pasta adequada e colocar o tema com o nome correto na pasta adequada. Isso vale tanto para o tema do sistema PC quanto para cada jogo de PC.

      Boa sorte e abraços !

      Excluir
    2. olha eu consegui já por os videos de descrição dos games de pc,fiz meu próprio tema,mas eu tenho uma dúvida,eu não consigo add mais de 1 jogo de pc na lista PC GAMES,quando tento add 2 jogos no mesmo arquivo xml da database ele diz que o xml é invalido,vc sabe como add vários jogos no xml do pcgames???

      Excluir
    3. Taylor, olá!

      Para mais de um jogo, o negócio fica um pouco mais "confuso", mas depois que você aprender, verá que não é tão "confuso" assim.

      Você precisará aprender a usar o módulo "PCLauncher". Esse é o módulo do HyperLaucher/RocketLauncher responsável em executar arquivos "executáveis" do Windows. Entenda por "executável" um arquivo com a extenção "*.exe", um link (atalho) ou um script ".bat".

      Abaixo seguem algumas dicas que podem te ajudar:

      - Vídeo do GigaPig (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=jIyrKMKfIWI

      - Uma postagem minha sobre o Taito Type X no PCLauncher, neste caso, desconsidere os detalhes do Taito Type X e concentre-se na essência do PCLauncher, a similaridade aqui é que os jogos desse sistema são "executáveis ou links" do Windows, assim como os jogos de PC. http://amiguinho20.blogspot.com.br/2014/05/taito-type-x-no-hyperspin-com.html

      Excluir
    4. pow irmão poderia fazer um tutorial com fotos explicando o que fazer pra add mais jogos na parte de jogos de pc????

      Excluir
    5. Olá !

      Infelizmente não. Pois meu Hyperspin, consequentemente meu arcade, não fica na minha casa, mas na casa de um parente.

      Abraços,

      Excluir
    6. Pow mano ta tranquilo eu já sei oq fazer nesse quesito,mas mano me da uma ajuda ai pf? eu tou tentando add o ps1 mas eu não consigo achar o ahk dele onde eu posso achar o ahk dele ou achar apenas o ps1 configurado pronto pro hyperspin sem roms etc? você poderia me ensinar a add qualquer emulador no hyperspin???

      Excluir
    7. Taylor, olá

      Para funcionar o PS1 no Hyperspin, o emulador deve estar configurado e funcionado previamente. Considerando que você está usando o emulador "ePSXe", e testou com alguns jogos, a próxima tarefa e adicioná-lo no Hyperspin.

      Neste mesmo blog há uma postagem que ensina a adicionar o emulador de PSP (Playstation Portable) no Hyperspin. Minha sugestão é que use essa postagem como orientação, fazendo as alterações necessárias para o PS1, em específico para o emulador ePSXe.

      O Hyperspin por padrão já possui o módulo (o arquivo ahk) para o emulador ePSXe.

      Uma observação, todo o conteúdo desse blog está baseado no Hyperspin versão 1.3.x e Hyperlaunch versão 3.x. No caso de a sua versão for diferente disso, minhas sugestões podem não funcionar.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir