domingo, 10 de novembro de 2013

HyperSpin v1.3.2.0 e HyperLaunch v3

Instalação limpa do HyperSpin v1.3.2.0 e HyperLaunch v3 



Este passo-a-passo visa facilitar as tarefas para quem deseja uma instalação limpa do HyperSpin, e não está tendo sorte. As motivações para isso são: o próprio site deste front end se mostra desorganizado; há muitos tutoriais de versões previamente configuradas, no qual para fazer a reconfiguração se torna confusa.

Passo 01


Fazer o download do HyperSpin v1.3.2.0 no endereço http://www.hyperspin-fe.com. É mister ter cadastro neste site, pois algumas seções desse requerem autenticação (estar logado). Atente-se para o caminho do download.


Caminho para download do HyperSpin v1.3.2.0

Passo 02


Após o download, o arquivo deverá ser descompactado e a disposição das pastas deve ficar conforme segue:

- HyperSpin    (na raiz de alguma unidade)
      |
      + Databases
      |
      + Emulators
      |
      + HyperSync Cloud
      |
      + HyperTheme
      |
      + Media
      |
      + Settings

Recomenda-se colocar a pasta HyperSpin na raiz da unidade que será utilizada, podendo ser no C:\ para a unidade local ou E:\, F:\ ou G:\ para unidades escravas ou externas. No meu caso, utilizo uma unidade externa como E:\. É imprescindível respeitar a disposição das pastas e letras das unidades, pois as configurações ulteriores utilizam muitos caminhos fixos.

Abaixo segue a disposição que utilizei:


Disposição das pastas

Passo 03


Executar o HyperSpin.exe ! Ao executa-lo, percebe-se que esse está configurado com o mínimo, pois possui a animação dos sistemas e de um jogo de cada sistema. A princípio, os comando de navegação preliminares são: Tecla Esc para voltar/sair, tecla Enter para ação/start, e as setas para navegação.

A seguir a tela da roda (wheel) dos sistemas:


Roda (wheel) dos sitemas

A tela dos jogos para o sistema MAME. Perceba que há animação, ou estilização, apenas para o jogo 88 Games, os demais estão sem animação:

Roda (wheel) dos jogos
 Ao tentar executar um jogo, o Hyperspin apresenta a mensagem que não achou o Hyperlaunch.

Falta do Hyperlaunch

Passo 04


O que é o Hyperlaunch ? É o lançador (launch) ! Trata-se do executor, ou componente de execução, ou ainda, motor de execução, dos emuladores e respectivos jogos. No qual o Hyperspin é uma camada de visualização (front end), como uma camada superior, e o Hyperlaunch é uma camada de execução, como uma camada inferior.

Uma imagem para esclarecer melhor:
Página do HyperLaunch

Não esquecer do HiperlaunchHQ:

HyperlaunchHQ




Passo 5


Após o download do Hyperlaunch, segue como deve ficar a nova disposição de pastas:


- HyperSpin    (na raiz de alguma unidade)
      |
      + Databases
      |
      + Emulators
      |
      - Hyperlaunch
      |      |
      |      + Data
      |      |
      |      + HyperLaunchHQ
      |      |
      |      + Lib
      |      |
      |      + Media
      |      |
      |      + Module Extensions
      |      |
      |      + Modules
      |      |
      |      + Profiles
      |      |
      |      + Settings
      |
      + HyperSync Cloud
      |
      + HyperTheme
      |
      + Media
      |
      + Settings

Uma imagem para esclarecer:


Disposição das pastas do Hyperlaunch

Passo 06


Ao executar o Hyperlaunch é apresentada uma tela para teste, no qual há uma lista de sistemas, o campo para informar a rom/jogo e o botão de teste. Além disso, há a sintaxe da linha de comando, que será utilizada ulteriormente pela camada de apresentação, o Hyperspin.

Execução em tela do Hyperlaunch

Após escolher um sistema e acionar o botão Test, esse exibe a mensagem de erro:


Erro do Hyperlaunch

Passo 07

Até este passo há duas pendências: 1) Associar a camada de apresentação com a camada de execução, isto é, o front end Hyperspin com o executor Hyperlaunch; 2) Associar o Hyperlaunch com um emulador.

Neste passo será feito a pendência 1, no qual é associar a camada de apresentação com a camada de execução, isto é, o front end Hyperspin com o executor Hyperlaunch.

  • Abrir o arquivo \Hyperspin\Settings\Settings.ini em algum editor de texto;
  • Achar e ir na propriedade Hyperlaunch_Path;
  • Configurar o valor com o caminho da pasta do Hyperlaunch. No meu caso utilizei E:\Hyperspin\HyperLaunch\

A seguir uma tela para esclarecer:


Associação do Hyperspin com o Hyperlaunch

Apenas como teste, execute o Hyperspin e execute um jogo ! Agora o Hyperspin encontra o Hyperlaunch, porém, a mensagem de erro muda, pois o Hyperlaunch não possui emulador configurado. A tela seguinte demonstra esse comportamento:


Hyperpin sem emulador configurado



Passo 08

Neste passo será resolvido a pendência 2, no qual se refere à associar o Hyperlaunch com um emulador. Para isso, há uma ferramenta muito útil, no qual funciona como uma central de configuração, que chama HyperLaunchHQ. Essa ferramenta está contida no Hyperlaunch, e o caminho para acessa-la é \HyperSpin\Hyperlaunch\HyperLaunchHQ.

Ao executar o HyperLaunchHQ, a tela seguinte é apresentada:



Erro do caminho do Hyperlaunch
Após acionar a opção OK, será aberta uma árvore de diretórios para que o caminho do Hyperlaunch seja informado. Informe \HyperSpin\Hyperlaunch.

Em seguida, execute-o novamente e a seguinte tela irá se apresentar:


Tela do HyperlaunchHQ

Passo 09

Neste momento é mister criar o diretório para o emulador e o respectivo diretório de roms. Utilizei o MAME, que é o meu foco.

Abaixo a disposição dos diretórios de emuladores e roms:

- HyperSpin    (na raiz de alguma unidade)
      |
      + Databases
      |
      - Emulators
      |      |
      |      - mame
      |          |
      |          - mame0.134 (colocar o mame nesse diretório)
      |
      + Hyperlaunch
      |      
      + HyperSync Cloud
      |
      + HyperTheme
      |
      + Media
      |
      - Roms
      |   |
      |   - mame (colocar as roms do mame nesse diretório)
      |
      + Settings

Utilizei essa disposição de diretórios para diminuir o acoplamento entre as roms e os emuladores e entre o emulador e suas versões.

Agora é mister colocar o emulador e as roms nos respectivos diretórios.

Passo 10

Cadastrar o emulador no HyperlaunchHQ. Seguir as tarefas:
  1. Selecionar o sistema, no caso o MAME;
  2. Acionar o menu Emulators;
  3. Acionar o símbolo de adição, para adicionar o emulador.


Cadastrar emulador


Adicionar o emulador:
  1. Colocar um nome para o emulador na propriedade Name usei MAME;
  2. Informar o Path, que é o caminho do arquivo executável do emulador, usei \Hyperspin\Emulators\mame\mame0.134\mame.exe;
  3. Informar as extenções das roms que o emulador utiliza, usei zip;
  4. Informar a propriedade Module, refere-se aos arquivos de extensão *.ahk que são requeridos pelo Hyperlaunch para cada emulador. Usei o módulo que está contido na instalação do Hyperlaunch, no qual é o caminho \Hyperspin\Hyperlaunch\Modules\MAME\MAME.ahk.


Adicionando o emulador
Informar o emulador padrão e o diretório de roms.
  1. Diretório de roms, usei \Hyperspin\Roms\mame;
  2. Emulador padrão, usei o MAME, anteriormente adicionado.
Emulador padrão e diretório de roms

Passo 11

Testar o emulador cadastrado e a rom pelo Hyperlaunch.


Após executar o teste, apresentou o erro no qual o Hyperlaunch não acha a configuração do plug-in para o 7z (um descompactador).


Caso isso ocorra,  faça as seguintes tarefas:
  1. Selecionar o sistema GLOBAL, no qual é referente a configuração geral;
  2. Selecionar o menu General Settings;
  3. Selecionar a aba Third Party;
  4. Informar o caminho 7z. Esse está contido na configuração do Hyperlaunch, eu use o caminho \Hyperspin\Hyperlaunch\Module Extension\7z.exe.
Configurar o plug-in do 7z
Agora é testar, novamente, o emulador pelo Hyperlaunch.

Observação:

Caso o Hyperlaunch exibir mensagem de erro com relação ao "ahk". É mister verificar se a versão do módulo é compatível com a versão do emulador. No meu caso tive problemas, pois meu MAME é v0.134 e o MAME.ahk era para a v.0150. O erro apresentado foi:


Erro do Hyperlaunch referente ao "ahk"

Não abro mão da minha versão do MAME v.0134, pois eu tive que fazer uma compilação dessa para que o xpadder funcione corretamente, além dessa ser uma versão muito estável para as roms que possuo.

Dado essas restrições, tive que alterar o MAME.ahk da versão v0.150 para ser compatível com a v0.134. Despreendido de 2h, identifiquei que o MAME v0.134 não suporta os parâmetros -nohlsl_enable -nouse_cpanels -nouse_marquees. Após retirar esses parâmetros do módulo, na instrução de execução do emulador, esse funcionou.


Passo 12

Testar o jogo pelo Hyperspin ! Neste momento tanto o emulador quanto o jogo serão executados com sucesso.

Passo 13

Para ajustar o Hyperspin é mister utilizar a ferramenta HyperHQ, no qual se encontra no diretório do Hyperspin. Com o HyperHQ é possível configurar o Hyperspin para abrir em tela cheia, ajustar os volumes de sons e efeitos, criar novas rodas, ou alterar-las, para sistemas e jogos, entre outros.


HyperHQ, configurador do front end Hyperspin

Conclusão

Após seguir os passos, percebe-se que a primeira configuração do Hyperspin é complicada, porém, depois da primeira vez, nas próximas se torna mais fácil. Um pequeno glossário fica claro:
  • HyperSpin: É a camada de apresentação, o front end, único para todos emuladores e jogos;
  • HyperHQ: É a ferramenta de configuração da camada de apresentação, ou seja, do HyperSpin;
  • HyperLaunch: É a camada de execução, o component ou motor de execução, dos emuladores e jogos;
  • HyperLaunchHQ: É a ferramenta de configuração da camada de execução, ou seja, do HyperLaunch.
Os pontos a serem explorados em uma próxima oportunidade são:
  • Configurar o Xpadder para o HyperSpin e os emuladores.
  • Abastecer o HyperSpin com as animações e estilizações para os demais emuladores e jogos.





73 comentários:

  1. Amigo estou desesperado...poderia me ensinar a adicionar um sistema (pc games) para o meu hyperspin...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa ! Nunca tinha feito isso. Seu desespero instigou minha curiosidade, fiz, funcionou e acabei fazendo a postagem "Executar jogos de PC no Hyperspin" para ajuda-lo e também ajudar quem eventualmente precisar. Abraços, boa sorte e boas festas.

      Excluir
  2. Boa tarde cara, seu tutorial me ajudou muito..de verdade!
    Porém quando eu chego ao final do tutorial e tento executar alguma rom do mame, ele da a seguinte mensagem "Mame error - Failed validity"

    Eu não sei se é por conta do módulo..procurei alguma informaçao sobre esse tipo de erro, e achei poucas coisas...mas nada me ajudou
    No caso eu estou usando o emulador MAME 0.137 e a versão do hyperlaunch é a V3.0.1.1c
    Será que existe alguma divergência entre o launch e o emulador?
    No caso, o emulador direto funciona normalmente...

    E obrigado pela ajuda, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mega, olá !

      Eu acredito que a divergência existe e se encontra no módulo, no qual a versão desse seja superior(v0.150) e a versão do seu MAME é inferior (v0.137).

      Com base nisso vejo duas alternativas, no qual a primeira é atualizar a versão do MAME para a versão igual ou superior a v0.150; e a segunda é alterar o módulo (\Hyperspin\Hyperlaunch\Modules\MAME\MAME.ahk), tornando-o compatível com o MAME v0.137.

      No caso da segunda alternativa, o arquivo MAME.ahk pode ser aberto e alterado pelo bloco de notas. Além disso, no último parágrafo do Passo 11 deste artigo estão os parâmetros que devem ser retirados do módulo (da linha de comando que executa o MAME), pois os MAMEs inferiores a v0.150 não os suporta.

      Se você tiver dificuldades com o MAME.ahk, avise-me, pois em seguida publico a minha versão do MAME.ahk para você fazer uma tentativa.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  3. Parabéns, melhor explicação que encontrei até agora... Acrescidas de outras informações que busquei consegui configurar com sucesso. Se me permite uma sugestão acrescentar como se utiliza o hyperlist para execução dos jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa ! Show que você configurou com sucesso. O importante é funcionar. Sugestão anotada. Valeu.

      Excluir
  4. Olá amiguinho....sem querer explora-lo gostaria que fizesse mais um deses seus EXCELENTES tutorias...queria saber como se adiciona os emuladores: atomiswave, taito type. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 1964ripo, beleza ! Vou colocar o Atomiswave e o Taito Type X na minha fila de atividades. Adianto que o Atomiswave não é difícil, inclusive, eu já consegui fazer esse emulador executar com o jogo Metal Slug 6 (em um micro do serviço rssss). Uma vez que você conseguir executar o emulador com a rom, porta-lo para o Hyperspin fica mais fácil. Já o Taito Type X eu nem cheguei perto, ainda !

      Mudando de assunto, acessei seu perfil no Google+ e percebi que você está em um projeto audacioso, montando um gabinete de arcade. E por pura coincidência, também estou montando um, no qual é um Vewlix Customizado. Já estou na fase da pintura ! E no núcleo dessa beleza, por enquanto, esta um notebook velho que só aguenta as roms leves do Mame e emuladores até a era 16bits (Mega Drive e SNES), este também é outro motivo pelo qual não consigo manipular emuladores "pesados". Mas, isso é por pouco tempo, pois, assim que eu acabar com a parte do gabinete, os esforços econômicos serão canalizados para montar uma máquina digna para executar praticamente tudo. Trocaremos muitas ideias. Abraços !

      Excluir
    2. Olá Brothers,
      Eu também estou iniciando um projeto de bartop, nunca fiz nada parecido antes, ontem mesmo comprei as peças botões etc, comprei importado e deve demorar uns 30 dias no mínimo para chegar, eu gostaria de algumas dicas e conselhos principalmente no pc que vou montar, pq não sei se monto um mais ou menos ou um básico.
      Não sou de grande ajuda mais no que precisarem tamos ai.

      Vlw

      Excluir
    3. Michel, olá !

      Bacana um bartop hein ! Sobre o PC para ele, isso depende de quais emuladores e jogos você quer executar. Por exemplo, o meu desejo foi executar os emuladores de PS2, NGC/Wii, e alguns jogos de PC, como o Ultra Street Fighter IV e KOFXIII. A partir disso, consultei os requisitos ideais desses jogos e emuladores, e cheguei em uma configuração mínima. Com essa configuração, é possível executar todos os sistemas da Sega, Nintendo, Mame (e o Mess também) e Taito Type X.

      Abraços.

      Excluir
  5. Que coisa eu também quero um Vewlix...pensei que só eu fosse doido!!! Vai dar pintura automotiva nele?
    como este: https://forums.shoryuken.com/discussion/103214/b15sdm-designs-vewlix-custom-arcade-cabinet-with-work-log

    Olhe só isso...estou me inspirando nele. O Taito Type é idêntico ao PC GAMES olhe: http://hsarcade.blogspot.com.br/p/taito-type-x-pc-games.html

    Só não corra atrás dos jogos pois vai ter uma dor de cabeça daquelas...quando quiser me avise que eu dou um jeito de te mandar ok (quem avisa amigo é rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai 1964ripo !

      O meu Vewlix Customizado está neste estágio: https://www.dropbox.com/s/aveu0z425ei13ds/Amiguinho_Vewlix_Custom_%5Bsubmundo%5D.JPG

      Sobre a pintura automotiva, fiz uns pré-testes, e descobri que não tenho as habilidades com lixa, massa e pintura que eu gostaria. Assim, estou para fazer alguns testes de envelopamento com vinil automotivo.

      Orientei-me também pelo fórum shoryuken, mas pelo usuário ericleroi, no projeto: http://forums.shoryuken.com/discussion/77187/vewlix-slim-worklog-vewlix-inspired-modular-arcade-cabinet-project-raptor ; no qual foi usado vinil, em muitas partes, e eu achei que o acabamento ficou muito bom.

      Também pego dicas no fórum do portal versus, na seção Arcade Stick (http://www.portalversus.com.br/forum/forum/97-arcade-stick/), nos projetos e tutoriais dos usuários TIRSON, Sanji e OCT_Wall Garants. Tem muita coisa bacana aqui, além dos usuários serem gente finíssimas.

      Valeu pela dica dos jogos, quando eu chegar nessa parte com certeza pedirei um auxílio.

      Abraços,

      Excluir
    2. Parabéns pelo tutorial, já tentei montar o HS 2 vezes, vendo outros tutoriais e nada, vou ler o seu que fala justamente das versões que tenho em mãos.
      Agora o que me fez responder é que sou fã do vewlix, mas quebrei o cotovelo e estou em fase de recuperação e acabei comprando um gabinete para montar o meu primeiro arcade.
      Seu está bem legal, mas ainda não achei ninguém para fazer um vewlix aqui Guarulhos/São Paulo.
      + 1 x parabéns.

      Excluir
    3. Olá Ice !

      Obrigado !

      Realmente, o Vewlix é show de bola ! Recupere-se logo para poder montar seu gabinete. Trocaremos muitas dicas !

      Abraços e melhoras,

      Excluir
  6. Muitíssimo obrigado, 10 minutos tudo certo com mame, meu erro era pq eu queria configura tudo na mão na ferramenta HyperLaunchHQ.
    Com esse versão acho que ficou meio confuso para quem está começando, pois vc tem a pasta media em vários lugares.
    Mas com tempo vou me acostumando com a estrutura.
    No HyperHQ, tentei configurar os sistemas para serem alterados pelo joystick mas não está funcionando, para isso tem algum segredo?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente Ice !

      O Hyperspin tem esse complicador, que é ser dividido. Mas é como você mesmo disse, é uma questão de tempo para se acostumar com a estrutura.

      Sobre usar o joystick para controlar os menus (wheels), basta configurar via HyperHQ, acessar a aba "Controls", em seguida, acessar a sub-aba "Joystick", e, finalmente, acionar a opção "Joystick 1 Enable" e configurar os comandos.

      Abraços,

      Excluir
    2. Opa, obrigado pela palavra de apoio, já tinha feito isso mas não funciona, é preciso usar um keymapper? grato

      Excluir
    3. Estranho ! Com o meu joystick (na verdade é a PCB PS360+) funciona. Como você mesmo sugeriu, o próximo passo é tentar com um keymapper. Eu curto o Xpadder, mas tem pessoas que curtem o JoyToKey. Faça uma tentativa com algum desses.

      Excluir
    4. saindo um pouco do assunto, como você vai ligar, desligar e trocar de jogos na multi jogos?

      Excluir
    5. Olá Ice !

      São duas coisas diferentes, sendo uma o botão de ligar (e desligar) e a outra o "trocar de jogos".

      O botão de ligar, considerando o uso de um computador, é possível fazer uma extensão do botão de ligar do gabinete de computador. Essa extensão poderá ficar em um local na parte de trás do gabinete arcade, como nos gabinetes tradicionais, ou localizar-se no painel de controle e escondido por uma tampa, como sugere essa imagem: http://i218.photobucket.com/albums/cc26/SpaceHedgehog/VewlixCPPanels.jpg

      Já o botão de "troca de jogos", é um botão de controle, similar ao start e ao select, no qual ele é mapeado, utilizando um keymapper (xpadder), para acionar a tecla "esc". Utilizando o Hyperspin como front-end, a tecla "esc" serve para: 1) sair do emulador e voltar para Hyperspin; 2) sair do menu de jogos para o menu de sistemas; e 3) sair do Hyperspin.

      No início é meio complicado pensar nas possibilidades de mapeamento que são necessárias, mas depois fica tranquilo.

      Abraços,

      Excluir
    6. Amiguinho,
      Era isso mesmo que tinha pensado, inclusive estava usado a opção de quanto sair do hyper desligar a máquina.
      Estou tento alguns problemas no hyper ao colocar ele para inicializar junto com o windows, vou fazer novos teste.
      Uma coisa que gostaria de perguntar, estou usando a opção de mostrar somente jogos originais e que tenha imagem para wheel, então com certeza tenho menos jogos sendo carregados, mas fui testar a tartaruga ninja 4 player que é a roms original e me deparei com um problema ao meu ver, quando coloco credito via botão 5 ou 6 (player 1 e 2) não posso escolher o personagem, via algumas pessoas colocando somente 1 botão de coin (Crédito) e têm jogos que precisam de 2 botoes pois devem ser aquelas máquinas que tinha 2 entrada de fichas, você vai colocar quantos botões de crédito? grato

      Excluir
    7. ice, olá !
      O seu problema é o mesmo problema de muita gente, inclusive meu. Entretanto, há uma questão a ser esclarecida a respeito das classficações das roms do mame em "original" e "clone", no qual não são o que parece ser em sentido estrito da palavra. Uma rom classificada como "original" pode ser entendida como rom "matriz", isto é, o núcleo do jogo que funciona de forma autônoma. Já a rom "clone" pode ser entendida como rom de "extensão", ou seja, é uma rom que extende as funcionalidades da rom matriz. Um detalhe é que a rom de extensão não é autônoma, essa não funciona sozinha pois depende da rom matriz para funcionar, ambas, a matriz e a extensão, devem estar no mesmo diretório para a rom extensão funcionar.
      Exemplificando, o jogo das Tartarugas Ninja, a rom original/matriz é nomeada de "tmnt.zip" que diz respeito a versão "World 4 Players", com o inconveniente de não permitir a seleção de personagens. Já a rom clone/extensão nomeada de "tmnt2po.zip" diz respeito a versão "Oceania 2 Players", e essa sim permite a seleção de personagens. A mesma coisa acontece com o jogo dos Simpsons, no qual a rom original/matriz é nomeada de "simpsons.zip" e se trata da versão "4 Players World", e a rom clone/extensão "simpsons2p.zip" é a versão "2 Players World" que permite a seleção de personagens. Isso também pode acontecer com localidades e línguas, no qual a rom original/matriz pode ser a versão japonesa e a rom clone/extensão é a versão americana.
      Voltando para o Hyperspin, os filtros disponíveis para os menus (wheels) não possuem a eficiência necessária para "omitir a rom original/matriz para 4 jogadores
      e exibir a rom clone/extensão para 2 jogadores".
      No meu caso, fiz o seguinte macete: Editei o XML de database do mame (no caminho ..\Hyperspin\Databases\MAME\MAME.xml), que é o arquivo que possui a lista de jogos/roms que são exibidos nos menus do Hyperspin, excluindo a tag/trecho da rom "tmnt", e na tag/trecho da rom "tmnt2po" eu apaguei o valor/conteúdo da tag #cloneof#
      para que o filtro do menu do Hyperspin não considere essa rom como "clone", mas sim como "original".
      Faça alguns testes, desabilitando os filtros do Hyperspin e editando esse arquivo. E cuidado ao editar esse arquivo, pois qualquer erro nesse o menu do Hyperspin deixa de funcionar. Faça backups!
      Sobre o botão de crédito (coin), eu coloquei dois, sendo um para o primeiro jogador e o outro para o segundo jogador, pois há jogos de dois jogadores onde o personagem e o controle é escolhido de acordo com o crédito, e não com o botão start como é a grande maioria, o jogo Rolling Thunder 2 "rthun2.zip" possui esse comportamento.
      Abraços,

      Excluir
    8. Boa noite Amiguinho,
      Eu já tinha feito ontem as furações para colocar os 3 botões, compartilhando as fotos com o amigo, as fotos é de como era e como ficou, chicote para o botão ligar e o botão de ligar atrás do gabinete, coloquei 3 botões na frente, os azuis para credito e o branco para Voltar ao menu de jogos.
      https://drive.google.com/folderview?id=0B26k7V7GQTDgaWxab3M0Z2ZLWEE&usp=sharing
      Falta pouco para fechar o projeto ice01, duro vai ser explicar para minha mulher que ainda vai rolar o ice02 que vai ser com 4 player, se fosse um vewlix de 4 player rsrsrsrs.

      Grato

      Excluir
    9. Olá ice !

      Vi as fotos, show de bola ! Esqueminha show o botão de ligar/desligar ser um botão comum de arcade, ficou bacana. Quando eu chegar nessa parte, de ligar/desligar o computador, vou me basear no seu. Por enquanto, estou usando um PS3 temporário.

      Abraços,

      Excluir
  7. AMIGUINHO...não estou conseguindo colocar o emulador demul 0.57 no hyperspin...já estou com dor de cabeça? o que pode fazer por mim? não é preguiça não, já desisti rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putzzz... eu uso o NullDC com o Hyperspin, acho muito mais fácil que o Demul. Inclusive, depois que você postou essa dúvida, eu resolvi tentar o Demul. Nossa ! Eu tive dificuldades apenas para configurar e fazer funcionar o Demul, fiz até um passo-a-passo e o publiquei para futuras consultas. Vou ver se nos próximos dias tento configura-lo no Hyperspin. Enquanto isso, se puder, recomendo que você faça uma tentativa com o NullDC. Abraços.

      Excluir
  8. Poxa amiguinho....fico agradecido por disponibilizar seu tempo para postar essas coisas que ninguém posta...
    Vou tentando aqui até que você poste como coloca-lo no HYPERSPIN...
    SE PRECISAR DE MIM É SÓ FALAR...OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1964ripo, olá

      Você teve sucesso com o Demul no Hyperspin ? Caso não, fiz uma postagem "Emulador Demul no Hyperspin". Consegui um sucesso parcial, pois o fullscreen não funcionou, pode ser que na sua máquina funcione. Em breve farei uma nova tentativa com o NullDC. Você chegou a tentar com o NullDC ?

      Abraços,

      Excluir
  9. Parabéns até que enfim um tutorial descende do Hyperspin!

    ResponderExcluir
  10. cara preciso d um acesso remoto, vc pode ajudar magaiver.laron@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Cara ! Não entendi seu pedido. Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Fala Amiguinho Blz,
    Como anda as coisas?
    Queria saber se você pode postar seu tuto em forum de games que participo a mais de 10 anos, galera gente fina.
    me manda um email: anselmo.reis@gmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. boa tarde . eu estalei o hyperspin no F: E USANDO .FAT PRA RODAR no hd sem ser a raiz mais nao consigo executar . a duvida e se eu tenho que estalar alguma coisa em C: pra funcionar . grato e bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, olá

      Não há requisito para que o Hyperspin seja executado em uma unidade raiz (o C:\ por exemplo). Inclusive, quando fiz essa postagem, eu o instalei em um HD externo com a unidade nomeada para E:\.

      Entretanto, problemas podem acontecer quando se faz um download de um "pack completo" (previamente configurado) do Hyperspin. Pois o Hyperspin, quando executado pela primeira vez, identifica a unidade em que o mesmo está em execução e para as configurações subsequentes ele persiste o nome da unidade em arquivos texto de configuração. Com isso, a mudança da letra da unidade "no meio do caminho" ou a execução em uma letra de unidade diferente da qual ele inicialmente foi configurado pode acarretar vários problemas.

      O que eu posso recomendar é fazer uma nova tentativa com uma instalação limpa do Hyperspin e executa-lo pelo arquivo "HyperSpin.exe", em qualquer unidade (C:\ ou F:\ por exemplo). Obtendo sucesso, faça as customizações desejadas.

      Boa sorte e abraços.

      Excluir
  14. Boa tarde Amiguinho, estou começando nessa área agora, baixei um que ja tem 3 sistemas, MAME, NEO GEO E SUPER NITENDO, gostaria de saber como faço para adicionar novos sistemas e novos jogos nos sistemas ja existente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, olá !

      Quando comecei, fiz a mesma coisa que você, baixei uma configuração do Hyperspin com alguns sistemas e mídias (figuras, temas e vídeos) embutidas. Deu muuuuuiiitttooo trabalho para fazer funcionar, e quando eu comecei a aprender as minúcias, descobri que o Hyperspin que havia baixado estava em uma versão desatualizada (acho que era a 1.0).

      Enfim, minha recomendação é que você tente fazer uma instalação limpa/zerada do Hyperspin. Isso será bom para você aprender os locais de configurações para cada coisa (sistemas, jogos, temas etc.), entender a diferença entre o Hyperspin e o Hyperlaunch, entre outras vantagens.

      Esta postagem indica como fazer essa primeira instalação, bem como um entendimento organizado da estrutura de diretórios das roms e sistemas. Após esse entendimento, incluir novos sistemas, temas, roms, vídeos ficará muito mais fácil.

      Apenas para adiantar, neste mesmo blog tem uma postagem "Emulador Demul no Hyperspin", que dá uma orientação como incluir um novo sistema, que no caso foi o Dreamcast/Naomi/Atomiswave, que pode lhe ajudar.

      Abraços,

      Excluir
  15. Olá amigo, sou novato em hyperspin, segui os passos do seu tutorial, muito grato por toda informação!

    Mas quando clico no hyperlaunch aparece que meu MAME.ahk é incompatível com a versão
    A versão aparece compatível ao mame 0.148, eu instalei essa versão mas mesmo assim continua com a mesma mensagem,
    Você sabe o que poderia ser?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Dante, olá !

    Não sei dizer o que pode ser, uma vez que você está usando tanto o MAME quanto o módulo ahk na versão 0.148.

    Sugiro uma nova tentativa:
    - Faça o download do módulo mais atual para o mame no link (https://code.google.com/p/hyperlaunch-3/source/browse/Modules/MAME), os arquivos mame.ahk (atualizado em 21/Jun/2014) e mame.isd;
    - Faça um backup do módulo antigo (mame.ahk e mame.isd);
    - Substitua os arquivos do módulo antigo pelo atual;
    - Ao abrir o mame.ahk atual, recém baixado, ele indica que é para a versão 0.150 do mame;
    - Baixe uma nova versão do mame, que deve ser igual ou superior a 0.150;
    - Faça um novo teste.

    Não sei dizer o motivo pelo qual a versão mais atual do módulo não está contida na distribuição do site oficial, mas sim no repositório de desenvolvimento. O pessoal que mantém o Hyperspin poderia ser mais organizado nesse sentido.

    Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo muito grato pela dica, mas ainda não funcionou...
      Eu baixei o arquivo ahk e o isd que vc recomendou + a última versão mame chamada 0155b.exe

      E quando clico no hyperlaunch aparece a seguinte imagem agora, ela mudou para: http://i.imgur.com/i2wHNTM.jpg

      E um detalhe é que acho que alí onde edito os emulators ele não encontrou o arquivo ahk, não sei por que aparece assim, eu já reiniciei o pc e continua a mesma coisa http://i.imgur.com/aFpd1v1.png

      Se puder me ajudar fico muito grato, não entendi o que há de errado
      abraço

      Excluir
    2. Dante, olá !

      Estranho, muito estranho !

      Na primeira imagem, o problema piorou, pois indica que há algum problema de módulo que não contém a tal função "CloseProcess:". Para tentar solucionar isso, volte o backup do módulo antigo.

      O detalhe que você percebeu na segunda imagem, no qual não aparecem os módulos, eu acredito que seja algo relacionado a estrutura de diretórios. Para isso, recomendo fazer uma conferência minuciosa na estrutura de diretórios (a disposição dessas exposta no passo 09 dessa postagem pode ajudar). Certifique-se que, por exemplo, o módulo do mame está no caminho de exemplo: "..\Hyperspin\Hyperlaunch\Modules\MAME\MAME.ahk". A partir disso, faça um teste utilizando o módulo antigo (aquele da versão 0.148) com o mame na última versão.

      Será um exercício de tentativa e erro.

      Ademais, achei um vídeo do Gigapig (Giga Guides) no qual ele mostra como configurar o Mame no Hyperspin (https://www.youtube.com/watch?v=gkrcf4W1LFU). A explicação dele tem alguns detalhes diferentes da minha, entretanto, além de a essência ser a mesma, são esses detalhes que podem lhe ajudar a resolver seu problema.

      Abraços e boa sorte !

      Excluir
  17. Bom dia amiguinho,
    Como anda as coisas?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Ice !

      Lentas ! Ainda não comprei a fonte do meu PC, com isso, continuo com o improviso do PS3 no arcade. Dá para jogar um Super Street IV, KOF95 e alguns outros. Mas o arsenal do Hyperspin, com a montanha de emuladores e roms, está fazendo falta. Mas é uma questão de tempo.

      E você, jogando muito ?

      Abraços,

      Excluir
  18. Olá. segui os passos do tutorial e consegui fazer funcionar( testei apenas com o mame por enquanto).
    Estou com problemas para configurar o controle.
    tentei direto pelo HyperHQ mas não funciona no Front end. Eu pretendo configurar apenas para o front end, para os emuladores vou configurar direto em cada um.
    Só funciona usando um mapeador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, olá

      Eu também tive problema em configurar o controle no front end, usei o HyperHQ. Mas alguns comandos respondiam e outros não, ou seja, ficou instável, achei estranho e pensei que poderia ser alguma incompatibilidade com a placa de controle que use (PS360+). Depois disso partir para o mapeador, usei o Xpadder e o problema foi solucionado.

      Por ser a única solução que conheço e utilizei, é a que recomendo a você.

      Faça uma tentativa !

      Qualquer coisa, posta ai.

      Abraços,

      Excluir
  19. tem como salvar automatico os hi-scores dos games?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amauri, olá

      Eu desconheço uma solução para isso, e acredito que se houver, cada emulador terá uma configuração muito específica para isso.

      Abraços,

      Excluir
    2. oi amaiguinho desculpa por nao ter respondido porque o meu computador quebrou mas nao desculpa tem demorado tanto para respoder sinto muito tambem ouve muita bronca meu pai teve um avc e minha mae ficou doente ai eu tive que cuida deles eu vi a respota sem quere obrigado pela responder e esse hyper spin ai e novo atualizado?

      Excluir
    3. Amauri, olá

      Tranquilo !

      Esse novo Hyperspin teve uma mudança do HyperLaunch para o RocketLauncher. A ideia é deixar as configurações mais coesas e menos acopladas. Entretanto, quando eu peguei para testar ainda estava na versão beta (com zilhões de bugs). Agora acredito que deve estar estável, mas ainda não tive tempo de aferir.

      E o seu Hyperspin, funcionando firme e forte ?

      Abraços,

      Excluir
  20. Amiguinho, parabéns pela dedicação que teve para poder postar todas essas informações com intuito de ajudar que esta com dificuldades..

    Sou amante e colecionador de retrogames e estou muito interessado em montar um sistema básico com sistema, emuladores e rooms em um notebook que tenho sem nenhuma utilidade. Ainda vou ler e tentar fazer o passo a passo criado por você, mas ainda tenho uma duvida antes de começar..

    é possível colocar o hyperspin para inicializar automaticamente assim que o notebook for ligado?

    digo isso pois o notebook que irei usar será apenas para essa atividade, jogar retrogames, nada mais!


    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon, olá

      Valeu pelos parabéns.

      Sobre o Hyperspin iniciar automaticamente, há algumas formas para se fazer isso. Entretanto, isso é mais um conhecimento de Windows do que de Hyperspin.

      A maneira mais simples que já fiz, no Windows 8, foi habilitar o login automático (para não pedir login e senha), e colocar o Hyperspin para ser inicializado após o login via "msconfig" (utilitário do Windows).

      Há maneiras mais sofisticadas como essas: http://goo.gl/bmfWK3 ; http://goo.gl/rxDiRi ; para Windows 7 que não tive a oportunidade de testar.

      Enfim, é possível !

      Qualquer coisa, posta ai.

      Abraços,

      Excluir
  21. Amigo, quando abro o launchHQ na lateral esquerda global não aparece os consoles oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PoiaMan, olá !

      (Re)confira a estrutura hierárquica de diretórios (aquela do Passo 05), assim como as configurações do Passo 07. Algum caminho desses pode ter passado batido na sua configuração.

      Abraços,

      Excluir
  22. Amigão! Excelente explicação! Parabéns! Já estou iniciando meu projeto!

    ResponderExcluir
  23. Jamerson, olá

    É isso ai ! A jogatina não pode parar.

    Qualquer coisa, poste ai.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Baixei o arquivo no site informado mas nao veio todas as pastas. Poderia disponibilizar os arquivos?

      Excluir
  24. Olá,

    Parabens pelo tutorial...sem dúvida é o melhor que encontrei até agora.

    Uma dúvida, atualmente procuro desesperadamente pelo site o donwload o HyperLaunch e do HyperLaunchHQ e não encontro de jeito nenhum.

    Acabei baixando o hyperLaunch por outros links pela internet...mas o HQ ainda não achei.

    Tem algum lugar pra me indicar?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, olá !

      Obrigado pelo elogio.

      Hoje, atualmente, agora, nesse instante em 10.nov.2015, com as mudanças de versões do HyperSpin, o HyperLaunch e o HyperLaunchHQ foram descontinuados (aposentados). Nos respectivos lugares, entraram o RocketLauncher e o RockerLauncherUI.

      Com essa mudança, a camada de execução de jogos foi "totalmente" separada da camada de apresentação (frontend). Ou seja, hoje o HyperSpin é apenas uma camada de apresentação separada e o RocketLauncher a camada de execução separada.

      Essa separação também se deu na distribuição, cada um tem seu respectivo site. O site do RocketLauncher é "www.rlauncher.com", segue o link direto para o respectivo download (http://www.rlauncher.com/forum/downloads.php?do=file&id=1). Detalhe a a opção de Download apenas aparece para quem é registrado no site, logo, é necessário fazer o cadastro.

      O RocketLauncher é, acredito eu, 80% similar ao antigo HyperLaunch. Isso se dá pelo fato de que um é a continuação do outro. Com isso, muitos tutoriais sobre o antigo HyperLaunch também são úteis para configurar o RocketLauncher, considerando que esse pode ter tido alterações em determinada configuração.

      Ainda não tive a oportunidade de usar o RocketLauncher, pois meu HyperSpin antigo com o HyperLaunch antigo já está plenamente configurado e em funcionamento. Por esse motivo que nunca precisei ir a fundo no RocketLauncher para saber como ele funciona de fato. Com isso, não tenho conhecimento prático sobre ele.

      Ainda deixo registrado que o HyperSpin e o RocketLancher (ou o antigo HyperLaunch) é um exercício de tentativa e erro mais paciência. Recomendo enfaticamente que você comece a configuração de ambos em suas últimas versões, acompanhe os fóruns dos sites oficiais, e use os demais tutoriais de terceiros, inclusive meu blog, apenas como apoio, justamente por estarem desatualizados.

      Bem, é isso ai, espero ter lhe orientado da melhor maneira.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo retorno e inclusive com tamanha rapidez Amiguinho.

      Vou fuçar no novo projeto sem dúvida.

      Agora, mesmo assim você teria o link do antigo hyperlaucherHQ pra eu baixar? (Vai ser meu plano B caso o Rocket Launcher não funcione)

      Outra duvida é...baixei a versão 1.3.3 do hyperspin...sabe se ela funciona com o rocketLaucher ou com a versão 3.0.0.9 do antigo hyperlauncher?

      Grande abraço
      Att, Augusto Polewacz

      Excluir
    3. Augusto, olá

      Sobre o link para o HyperLaunchHQ, eu não o tenho. Quando o pessoal descontinuou o HyperLaunch, eles fizeram a "gentileza" de tirar (propositalmente) o link de download para versões antigas. Do ponto de vista dos desenvolvedores, isso é bom porque evita que eles desprendam tempo para responder dúvidas de algo desatualizado; já do ponto de vista dos usuários, isso é ruim pois sempre que houver alguma dúvida, a chance de precisar ficar atualizando tudo sempre é muito grande.

      Sobre plano A ou B, sugiro considerar o RocketLauncher o plano único, pois ele já está estável (conforme percebo no fórum oficial). E quando você dominá-lo, conseguirá fazer as eventuais atualizações e configurações avançadas com muito mais segurança.

      Sobre a última dúvida, lembre-se que o RocketLauncher é um "executor" separado do HyperSpin. O que quero dizer com isso é que o RocketLauncher funciona tanto sozinho (antigo HyperLaunch já funcionava assim) quanto com qualquer frontend que você vier a escolher. Com isso, não importa a versão do HyperSpin, pois qualquer uma delas irá funcionar com o RocketLauncher.

      Abraços

      Excluir
    4. Obrigado mais uma vez Amiguinho.

      Consegui criar o ambiente seguindo seu tutorial como base e coletando mais algumas dicas.

      Atualmente cai em um problema que acontece o seguinte. Execute o o RocketLauncher e aplico o teste para rodar um rom pelo mame...em seguida aparece uma interface na minha tela com um "Loading" e quando termina de carregar tudo é fechado e fico por isso mesmo.

      Então estou em um problema que não tem um "erro" pra seguir e resolver...aparentemente o emulador é executado e para por algum motivo.

      Alguma dica pra me dar?

      Abraços

      Excluir
  25. Olá amiguinho to tento problema na instalação quando chego no passa de assosiar o hyperspin com o hyperlaunch quando abro o hyperspin opção settings/settings.in abre o bloco de notas vejo na linha que está escrito hyper launcher_path=c:\hyperspin\hyperlaunch \ está igualzinho o caminho na hora que vou fazer o teste no hyperspin e executo um jogo da erro de cannot find launcher fala que não encontrou o lançado mesmo abrindo a opção settings.in e estando como o mesmo caminho não está encontrando pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, olá

      Confirme as versões do Hyperspin (v1.3.2.0) e do Hyperlaunch (v3) ! Se forem diferentes, pode ser um indício do problema. Outra sugestão é tentar colocar o caminho completo do arquivo do HyperLaunch.exe, por exemplo "Hyperlauncher_Path=c:\hyperspin\hyperlaunch \hyperlaunch.exe", e fazer o teste. Vai que funciona !

      Além disso, essas versões são antigas (de 2013). Recomendo a você utilizar as versões mais atualizadas (2015/2016) do Hyperspin e o RocketLauncher. Para dúvidas, eu cheguei a fazer uma postagem sobre: "http://amiguinho20.blogspot.com.br/2015/12/hyperspin-v14-rocketlauncher-v1009.html"; outro lugar bacana é ver as postagens do "http://www.hyperspin-fe.com/forum/49-português/".

      Abraços e boa sorte !

      Excluir
  26. oi amiguinho quais sao as novidade do hyper spin e vc saber um programa pra gravar video de games pelo hyper spin e pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Só ouvi falar do Camtasia (https://www.techsmith.com/camtasia.html), mas nunca usei.

      Abraços,

      Excluir
  27. Oi amiguinho tem como emular o sega Saturno no hyper spin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tem sim. O hyperspin/rocketlancher suporta os emuladores de Sega Saturn. Alguns deles são:
      - MESS (http://www.mess.org);
      - SSF (http://segaretro.org/SSF);
      - Yabause (https://yabause.org).

      Não existe um melhor. Existe o que emula melhor os jogos da sua preferência. No meu caso, eu curso o MESS.

      Teste um emulador e configure-o bem antes de colocá-lo no Hyperspin/RocketLauncher.

      Boa sorte!

      Abraços,

      Excluir
  28. amigo , baixei o hyperspin completo de 25 gb , pelo you tube via torrent... ate ai tdo bm, consigo entrar de boa até nos jogos (roms), mas ai por diante não consigo mais usar o joystick ou o teclado , pois os mesmos não são respondidos nos jogos , o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdemir, olá

      Isso é complicado, pois cada sistema pode possuir um emulador diferente, no qual as configurações dos botões de ação são particulares de cada um, ou seja, cada emulador é um caso.

      Além disso, há o risco de que sua versão de hyperspin ser muito antiga, o que pode impossibilitar uma atualização.

      Minha sugestão a você é fazer uma instalação limpa e reaproveitar desses 25Gb as roms dos emuladores e as figuras e vídeos do hyperspin.

      Boa sorte e abraços,

      Excluir
    2. Primeiramente gostaria de parabenizar você Amiguinho por ter feito um post tão completo. Parabéns. Gostei demais e foi de grande valia....

      Valdemir, eu baixei um via torrent também.
      Consegui configurar uma parte (estou aprendendo e quebrando cabeça ainda) utilizando o emulador de tecladas XPADDER... Tente utilizar esse vídeo que também foi complementar e de grande auxilio:

      https://www.youtube.com/watch?v=T2c-NqJUWzc

      Forte abraço

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. OLA BOA TARDE.
    ESTOU COM O SEGUINTE ERRO: USB ERROR PLEASE CHECK SIGN IS CONNECTED.
    TRAVA TODAS AS ENTRADAS DESDE O FRONTED.
    SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO
    PERES DE PIRASSUNUNGA

    ResponderExcluir