sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Configurar o MAME/MESS para reconhecer o mapeamento do XPadder


Configurar o MAME/MESS para reconhecer o mapeamento do XPadder


A configuração dos emuladores MAME e MESS para o reconhecimento de mapeadores de comando/teclado, em específico o XPadder, não é habilitada por padrão, e tampouco há uma opção para habilitá-la via linha de comando ou arquivo de configuração (.ini).

Para que essa configuração seja habilitada, é necessário a execução de um conjunto de passos, que em síntese é a alteração de um número em um arquivo e a compilação do emulador.

Criei esta postagem para justamente me ajudar a relembrar do passo-a-passo, e também para ajudar a quem tiver o interesse. Pois toda nova versão desses emuladores, e enquanto não houver uma configuração mais amigável, preciso refazer essa configuração.


Passo 01: Baixar os arquivos


Baixar os arquivos de fontes dos emuladores:


Entrar na página de distribuição dos arquivos fontes do MAME/MESS em: http://mamedev.org/release.html , nas opções: Downloads >> Latest Release; ir até a seção "Official Source Code Packages" e fazer o download do arquivo zipado (que no caso da figura é o mame156s.zip).


Baixar o compilador dos arquivos de fonte:


Dirigir-se as opções: Development >> Development Tools; e fazer o download do compilador mingw-mame (no meu caso eu baixei a versão x64).



Passo 02: Configurar o compilador


Executar o arquivo do compilador, mingw-mame-w64-20140905.exe. Ele é um arquivo compactado do tipo 7zip, com isso, ele irá solicitar uma caminho de diretório para a descompactação. Assim, foi informado o caminho: C:\mingw\mingw64-w64\


Com o compilador descompactado, é hora de configurar as variáveis de ambiente de Windows. Para isso, abra o Explorer (explorador de arquivos), clique com o botão direito do mouse em "Meu Computador", um menu de contexto se abrirá, em seguida, acione a opção Propriedades. A tela abaixo será exibida, e acione a opção "Configurações Avançadas de Sistema" destacada nela:


Na sequência, acionar a opção "Variáveis de Ambiente...":


Na seção "Variáveis do sistema", criar uma variável com nome MINGW_PATH e com o valor C:\mingw\mingw64-w64\bin;C:\mingw\mingw64-w64\opt\bin;C:\mingw\mingw64-w64\Qt\bin

Esse valor é relativo ao diretório no qual o compilador foi descompactado. Atenção com ajustes !

Após isso, adicione a variável recém criada em outra variável chamada Path. Adicionar a instrução %MINGW_PATH%; antes das demais. Atenção redobrada neste ponto !!!


Observação: A tela abaixo mostra de onde foi extraída a informação referente a variável de ambiente, bem como o comando para a compilação do emulador, o make, que ainda será exposto.





Passo 03: Descompactar os arquivos de fonte dos emuladores


Descompactar o arquivo  mame156s.zip em um local conveniente. Foi utilizado o caminho G:\mame0156s\mame\


Em seguida o arquivo G:\mame0156s\mame\src\osd\windows\Input.c deve ser localizado:


Na sequência, o arquivo Input.c deve ser aberto em algum editor de texto. Recomendo o PSPad ou o Notepad++, pois o Bloco de Notas poderá não exibir corretamente as quebras de linhas.

Logo no início do arquivo, identificar a diretriz FORCE_DIRECTINPUT configurada com 0 (zero/desligada).


Essa diretriz deve ter seu valor alterado para 1 (um/ligado), conforme destaca a figura abaixo. Salve o arquivo !


Passo 04: Compilar o emulador para gerar o arquivo executável do MAME


Dirigir-se ao caminho dos arquivos de fontes, G:\mame0156s\mame\, pelo Prompt de Comando. E digitar o comando make


Irá demorar um pouco (no meu demorou uns 20min), e esse tempo depende do desempenho geral do computador... Após isso, o arquivo executável do emulador, o mame64.exe, foi gerado com sucesso.


A tela abaixo demonstra o arquivo também:



Passo 05: Compilar o emulador para gerar o arquivo executável do MESS


Muito semelhante ao passo anterior, apenas uma opção adicional é informada ao comando make, conforme demonstra o Wiki do MESS:





O comando a ser digitado é make TARGET=mess





Após mais algum tempo, o arquivo mess64.exe é gerado:

 Na interface visual:



Conclusão


Apesar das minúcias, não é difícil efetuar a configuração, requer apenas atenção. Com isso, a configuração para mapeamento de comandos está habilitada.

Agora é pirar na jogatina !

Referência:

Esta postagem foi baseada na postagem do camarada palentir do fórum do Hyperspin, em: http://www.hyperspin-fe.com/forum/showthread.php?18631-Get-MAME-amp-MESS-to-detect-keys-from-XPadder-TUTORIAL