sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Configurar o MAME/MESS para reconhecer o mapeamento do XPadder


Configurar o MAME/MESS para reconhecer o mapeamento do XPadder


A configuração dos emuladores MAME e MESS para o reconhecimento de mapeadores de comando/teclado, em específico o XPadder, não é habilitada por padrão, e tampouco há uma opção para habilitá-la via linha de comando ou arquivo de configuração (.ini).

Para que essa configuração seja habilitada, é necessário a execução de um conjunto de passos, que em síntese é a alteração de um número em um arquivo e a compilação do emulador.

Criei esta postagem para justamente me ajudar a relembrar do passo-a-passo, e também para ajudar a quem tiver o interesse. Pois toda nova versão desses emuladores, e enquanto não houver uma configuração mais amigável, preciso refazer essa configuração.


Passo 01: Baixar os arquivos


Baixar os arquivos de fontes dos emuladores:


Entrar na página de distribuição dos arquivos fontes do MAME/MESS em: http://mamedev.org/release.html , nas opções: Downloads >> Latest Release; ir até a seção "Official Source Code Packages" e fazer o download do arquivo zipado (que no caso da figura é o mame156s.zip).


Baixar o compilador dos arquivos de fonte:


Dirigir-se as opções: Development >> Development Tools; e fazer o download do compilador mingw-mame (no meu caso eu baixei a versão x64).



Passo 02: Configurar o compilador


Executar o arquivo do compilador, mingw-mame-w64-20140905.exe. Ele é um arquivo compactado do tipo 7zip, com isso, ele irá solicitar uma caminho de diretório para a descompactação. Assim, foi informado o caminho: C:\mingw\mingw64-w64\


Com o compilador descompactado, é hora de configurar as variáveis de ambiente de Windows. Para isso, abra o Explorer (explorador de arquivos), clique com o botão direito do mouse em "Meu Computador", um menu de contexto se abrirá, em seguida, acione a opção Propriedades. A tela abaixo será exibida, e acione a opção "Configurações Avançadas de Sistema" destacada nela:


Na sequência, acionar a opção "Variáveis de Ambiente...":


Na seção "Variáveis do sistema", criar uma variável com nome MINGW_PATH e com o valor C:\mingw\mingw64-w64\bin;C:\mingw\mingw64-w64\opt\bin;C:\mingw\mingw64-w64\Qt\bin

Esse valor é relativo ao diretório no qual o compilador foi descompactado. Atenção com ajustes !

Após isso, adicione a variável recém criada em outra variável chamada Path. Adicionar a instrução %MINGW_PATH%; antes das demais. Atenção redobrada neste ponto !!!


Observação: A tela abaixo mostra de onde foi extraída a informação referente a variável de ambiente, bem como o comando para a compilação do emulador, o make, que ainda será exposto.





Passo 03: Descompactar os arquivos de fonte dos emuladores


Descompactar o arquivo  mame156s.zip em um local conveniente. Foi utilizado o caminho G:\mame0156s\mame\


Em seguida o arquivo G:\mame0156s\mame\src\osd\windows\Input.c deve ser localizado:


Na sequência, o arquivo Input.c deve ser aberto em algum editor de texto. Recomendo o PSPad ou o Notepad++, pois o Bloco de Notas poderá não exibir corretamente as quebras de linhas.

Logo no início do arquivo, identificar a diretriz FORCE_DIRECTINPUT configurada com 0 (zero/desligada).


Essa diretriz deve ter seu valor alterado para 1 (um/ligado), conforme destaca a figura abaixo. Salve o arquivo !


Passo 04: Compilar o emulador para gerar o arquivo executável do MAME


Dirigir-se ao caminho dos arquivos de fontes, G:\mame0156s\mame\, pelo Prompt de Comando. E digitar o comando make


Irá demorar um pouco (no meu demorou uns 20min), e esse tempo depende do desempenho geral do computador... Após isso, o arquivo executável do emulador, o mame64.exe, foi gerado com sucesso.


A tela abaixo demonstra o arquivo também:



Passo 05: Compilar o emulador para gerar o arquivo executável do MESS


Muito semelhante ao passo anterior, apenas uma opção adicional é informada ao comando make, conforme demonstra o Wiki do MESS:





O comando a ser digitado é make TARGET=mess





Após mais algum tempo, o arquivo mess64.exe é gerado:

 Na interface visual:



Conclusão


Apesar das minúcias, não é difícil efetuar a configuração, requer apenas atenção. Com isso, a configuração para mapeamento de comandos está habilitada.

Agora é pirar na jogatina !

Referência:

Esta postagem foi baseada na postagem do camarada palentir do fórum do Hyperspin, em: http://www.hyperspin-fe.com/forum/showthread.php?18631-Get-MAME-amp-MESS-to-detect-keys-from-XPadder-TUTORIAL


sábado, 4 de outubro de 2014

Vewlix Custom - Gabinete Arcade - Beta Eterno


Vewlix Custom - Gabinete Arcade - Beta Eterno

Introdução


Entre os anos 80 e 90, eu cresci frequentando as casas de arcade, carinhosamente conhecidas como "flipers", e outros estabelecimento que ostentavam um arcade, tais como: bares (butecos) fedorentos, locadoras de games, shopping centers etc.

Dado este histórico, e que também é o histórico de muitas pessoas espalhadas pelo mundo,  é natural ter o desejo de possuir um arcade.

Passado alguns anos, resolvi colocar a "mão-na-massa" e fazer um arcade.

Após um período de pesquisas, descobri o gabinete Vewlix ! Foi amor a primeira vista. Pensei: "Eu preciso ter um desse !".

Como leigo que sou, resolvi procurar os esquemas e projetos para fazer um Vewlix customizado. Senti dificuldades em achar um "bom" projeto, uma vez que a grande maioria é estrangeira e com medidas em polegadas. Com isso, resolvi fazer uma compilação dos achados (que foram minhas referências) e fazer meu próprio projeto.

Uma vez que não sou marceneiro, o projeto em questão é amador, além de modesto.

O resultado atual é este abaixo, não é final porque desejo fazer algumas customizações adicionais (beta eterno):

Resultado atual


Vídeos de demonstração:






Referências:

  1. Donovan Meyers: http://www.donovanmyers.com;
  2. Fórum Shoryuken, usuário ericeroi (referência principal com as medidas básicas): http://forums.shoryuken.com/profile/discussions/4391/ericleroi;
  3. Portal Versus, Fórum, Versus Café, Oficina Versus, Arcade Stick: postagem dos usuários Sanji, Tirson e OCT_Wall Garants: http://www.portalversus.com.br/forum/forum/97-arcade-stick/;
  4. Slagcoin: http://www.slagcoin.com/joystick.html

Síntese do Desenvolvimento

  • Todas as medidas são relativas ao monitor ou televisor utilizado, considerando tanto o tamanho da tela quanto as dimensões externas. Com isso, ao fazer um gabinete, as medidas devem ser revistas e adaptadas conforme a necessidade;
  • Foram usadas duas chapas de MDF cru, sendo uma de 18mm de espessura e outra de 6mm;
  • A medida padrão para as chapas de MDF é 2750mm de altura e 1840mm de largura;
  • O software utilizado para o desenho em 3D é o SketchUp: http://www.sketchup.com;
  • O acrílico utilizado foi de 3mm de espessura, entretanto acredito que o de 2mm também possa servir;
  • Na pintura, foram utilizados sprays e esmaltes sintéticos preto, branco e verniz, e o rolo de espuma;
  • As customizações mais visíveis foram: a grade de som e a largura extendida do painel de controles (local onde fica os joysticks);

A figura abaixo mostra o macroprojeto:

Macroprojeto, dimensões


Arquivo SketchUp que fiz: VewlixWhiteBelt01.skp


Desprendi cerca de uma semana estudando o funcionamento do SketchUp, assistindo vídeos no próprio site desse programa (Learn > Video Tutorials) e no YouTube. Com ele fica mais tranquilo  visualizar os encaixes das peças, evitar erros de medição, entre outros benefícios imensuráveis.

Exemplo para plano de corte:


Ao comprar uma chapa de MDF em uma madeireira (por exemplo a Leroy Merlin ou a Leo Madeiras), essa pode oferecer o serviço de corte (reto) a partir de um plano de corte . O plano de corte é composto das medidas dos retângulos das peças dispostas na área da chapa de MDF.

Isso facilita muito a vida para quem não dispõe de espaço e ferramentas necessárias para efetuar os primeiros cortes na chapa.

Um exemplo (totalmente fora do escopo) para elucidar:

Exemplo de um plano de corte

Para as peças do gabinete, nem todas são um retângulo perfeito, por isso é necessário atenção às medidas para o plano de corte.

Um outro exemplo de rascunho para o plano de corte em uma chapa de MDF:

Exemplo de rascunho para o plano de corte em uma chapa de MDF

Fotos da construção:


















































Conclusões:


Comecei a construção em Dezembro de 2013 e até hoje faço alguns ajustes. Atualmente, estou juntando a verba para ressuscitar meu PC que apresentou problemas na fonte. Após isso é pirar o cabeção no Hyperspin.